DATAFOLHA

SP, MG, RJ: Lula está à frente de Bolsonaro nos principais colégios eleitorais do país

Entre os três estados, maior vantagem do petista é em Minas Gerais, onde supera o atual presidente em 20 pontos

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa presidencial do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18), que aponta ampla vantagem do ex-presidente Lula (PT), com 51% das intenções em votos válidos e chances de liquidar o pleito já em primeiro turno, mostra também que o petista está à frente de Jair Bolsonaro (PL) em três dos maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

Entre o eleitorado paulista, Lula atinge 44% das intenções de voto, 1 ponto a mais que na última pesquisa Datafolha, do final de julho. Bolsonaro, por sua vez, marca 31%

Em MG, o petista também oscilou 1 ponto para cima e chega a 49%, contra 29% de Bolsonaro - uma diferença de 20 pontos, a maior entre os três estados pesquisados. 

A menor vantagem do petista se dá no RJ, onde marca 41% das intenções de voto. O atual presidente, por sua vez, tem 35% em seu reduto político. 

51% e chances de vitória em primeiro turno 

Pesquisa presidencial Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18) mostra que o ex-presidente Lula (PT) segue na liderança com ampla vantagem e possibilidade de vencer o pleito já no primeiro turno. 

Segundo o levantamento, o petista manteve o mesmo índice de 47% em intenções de voto registrado na última pesquisa do instituto, do final de julho. Em votos válidos, isto é, excluindo os brancos e nulos, Lula soma 51%, suficiente para que liquidar o pleito já na primeira volta. 

Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, oscilou positivamente 3 pontos, dentro da margem de erro, e atingiu 32% dos votos totais - o que representa 35% nos votos válidos. Com isso, a diferença entre os dois candidatos, que era de 18 pontos percentuais, agora é de 15. 

Terceiro colocado, Ciro Gomes (PDT) oscilou um ponto para baixo e registra, no novo levantamento, 7% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) fecha a lista com 2%. 

O Datafolha realizou 5.744 entrevistas 281 cidades brasileiras entre os dias 16 e 18 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.