"TCHUCHUCA DO CENTRÃO"

VÍDEO: Saiba quem é o youtuber Wilker Leão, militar da reserva agredido por Bolsonaro

Militar da reserva do Exército, Wilker Leão ganhou projeção ao indagar Bolsonaro sobre a "realidade dos cabos e soldados", o que irritou o presidente. Vídeo tem mais de 2,5 milhões de visualizações no TikTok.

Wilker Leão como militar e nos embates com Bolsonaro.Créditos: Instagram / YouTube
Escrito en POLÍTICA el

Agredido por Jair Bolsonaro (PL) e assessores ao tentar interrogar o presidente sobre a aliança com o Centrão - chamando o presidente de "Tchuchuca do Centrão" - , o youtuber Wilker Leão é advogado e cabo da reserva do Exército Brasileiro, onde atuou como auxiliar da Assessoria Jurídica da Secretaria de Economia e Finanças.

"Tive muitas experiências com o Direito Militar e com a política interna da instituição, o que me permitiu adentrar em muitos temas polêmicos e relevantes acerca do militarismo, do direito e da política. E em razão dessa minha experiência e de tudo que tenho aprendido decidi compartilhar com você, por meio deste canal, a minha perspectiva acerca dos aludidos temas, na intenção de abrir seus olhos para a verdade por trás desses assuntos", declara Wilker em seu canal no Youtube, onde tem mais de 2,4 milhões de seguidores.

O militar ganhou projeção em outro debate com Jair Bolsonaro em abril deste ano, quando questionou, em meio a apoiadores, sobre uma declaração antiga em que o presidente desdenhava sobre "a realidade de cabos e soldados no quartel".

A indagação provocou a fúria de Bolsonaro, que falou que o rapaz estaria "revoltado" - assista abaixo. O vídeo alcançou mais de 2,5 milhões de visualizações no TikTok.

A partir desse vídeo, o militar da reserva passou a confrontar apoiadores do presidente que fazem plantão na porta do Palácio da Alvorada a partir das próprias incongruências de Bolsonaro e tem sido rechaçado por isso.

Nas redes sociais, Leão afirma que o objetivo dos quesionamentos é " construir conhecimento acerca dos temas mais polêmicos e relevantes que envolvem o militarismo e você está mais que convidado a fazer parte dessa discussão, porque só discutindo que se constrói, de fato, o conhecimento".