ELEIÇÕES 2022

Datafolha: campanha de Bolsonaro procura e encontra uma notícia boa na pesquisa

Apesar de desqualificar publicamente o instituto, estrategistas do presidente esquadrinham a pesquisa e se guiam por ela

Bolsonaro.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Tanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto o seu comando de campanha costumam desqualificar os institutos de pesquisa, sobretudo o Datafolha, que publicou sua última edição nesta quinta-feira (18). Nela, o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua com chances de vencer as eleições já no primeiro turno, com 51%, se forem levados em conta os votos válidos.

Apesar da desqualificação pública, a campanha de Bolsonaro esquadrinhou toda a pesquisa, de acordo com informação da colunista Malu Gaspar, no Globo. E, de tanto procurar, acabou encontrando algo que, de acordo com eles, é positivo para o presidente.

Apesar do crescimento ser menor do que o esperado (de 29% no último levantamento, de julho, para 32% agora) diante do sem fim de benefícios distribuídos pelo governo nas últimas semanas, eles acreditam que a tendência deve ser suficiente para levar a eleição para o segundo turno, já que Lula se mantém estável com 47% das intenções de voto.

Aposta no desgaste de Lula

Para ir ao segundo turno, no entanto, não basta para Bolsonaro crescer nas pesquisas. Ele precisa tirar votos de Lula, o que não tem ocorrido. O ex-presidente se mantém com 47% das intenções de votos, o que dá na soma dos válidos cerca de 51%. Especialistas em pesquisas sempre ensinam que qualquer candidato que tiver acima dos 45% das intenções de votos tem sérias chances de vencer no primeiro turno.

Por conta disso, a estratégia da campanha de Bolsonaro daqui pra frente será apostar no desgaste de Lula. Para tal, os estrategistas vão tentar ressuscitar velhos escândalos de corrupção atribuídos ao PT, como o petrolão, além de nomes como Antonio Palocci, José Dirceu e Pedro Barusco.

Com informações da coluna de Malu Gaspar