FICOU BRABO!

Famoso no mundo: “Tchutchuca do Centrão”, de Bolsonaro, já tem versão em 5 idiomas

Forma como youtuber chamou o presidente, que se descontrolou e partiu para cima do rapaz, foi destaque na imprensa mundial e exigiu esforço dos jornalistas para ser traduzido e ressignificado. Confira

Créditos: YouTube/Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

“Tchutchuca do Centrão” é a expressão do momento no Brasil. Aliás, não só por aqui, mas em vários lugares do mundo. Após o presidente Jair Bolsonaro ter sido chamado pelo apelido por um jovem youtuber em Brasília, o que o fez descer da comitiva presidencial e partir para cima do rapaz, o agarrando pela gola da camiseta e tentando tomar seu celular à força, o deboche que tirou o chefe de Estado de extrema-direita do sério foi destaque na imprensa internacional e já ganhou versões traduzidas em cinco idiomas.

O primeiro a levar a expressão para fora de nossas fronteiras foi o diário norte-americano The Washington Post, que traduziu a ofensa como "the darling of a pork-barrel faction in Congress", o "queridinho de um grupo clientelista do Congresso".

Já o conservadoríssimo La Nación, da Argentina, traduziu a expressão como “perrita del Centrao”, algo como “cadelinha” para nossos hermanos. Quem também se aventurou a dar um sentido para a expressão foi o francês Le Figaro, que escreveu “putain du Centrao”. Sim, a tradução é essa mesmo que você está pensando e a palavra se assemelha muito a uma do nosso idioma.

A revista alemã Der Spiegel, uma das mais respeitadas do mundo, afirmou em suas páginas que a tradução para “tchutchuca do Centrão” na língua dos filósofos seria “liebling politischer hinterwäldler”, algo como “queridinho dos políticos interioranos”.

Por fim, os chineses do Huanqiu, a versão original em mandarim do Global Times, usou a expressão  ?? para indicar o termo em português do Brasil, que pode ser traduzido como “queridinho dos congressistas envolvidos na alocação de verbas”.