ELEIÇÕES 2022

Barroso manda recado a Bolsonaro: “Mentir precisa voltar a ser errado de novo”

Após novos ataques do presidente ao sistema eleitoral e ao próprio ministro, Barroso, sem citar nomes, disse: “Sempre haverá maus perdedores”

Barroso rebateu mentiras de Bolsonaro.Créditos: Fabio Pozzebom/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), usou as redes sociais, nesta terça-feira (2), para rebater as novas acusações, sem provas, de Jair Bolsonaro (PL) contra o sistema eleitoral e atacando ministros da Corte, incluindo Barroso.

O presidente da República afirmou, ainda, que Barroso trabalhou “pessoalmente” para deputados federais não aprovarem o projeto do voto impresso

Mentir precisa voltar a ser errado de novo. Compareci à Câmara dos Deputados, como presidente do TSE, para debater o voto impresso, atendendo TRÊS CONVITES OFICIAIS. E foi a própria Câmara que derrotou a proposta de retrocesso. Mas sempre haverá maus perdedores”, publicou Barroso, sem mencionar nomes, mas com endereço certo.

Bolsonaro ataca Fux e chama Barroso de “criminoso”

Disposto a esgarçar a relação com a alta corte do judiciário em meio à disputa eleitoral, Bolsonaro atacou, na manhã desta ter (2), o presidente do STF, Luiz Fux, que afirmou nesta segunda (1), na reabertura da corte após o recesso, que “nossa democracia conta com um dos sistemas eleitorais mais eficientes, confiáveis e modernos de todo o mundo.

"Prezado, Fux: qual país do mundo desenvolvido adota nosso sistema? O [ex-presidente do TSE, Luís Roberto] Barroso esteve na França nas eleições agora, de poucos meses, e voltou elogiando o sistema francês, só não falou que o sistema lá é no papel. Então, que maravilha de sistema é esse que ninguém quer a não ser Bangladesh, Butão, Venezuela parece que usa esse negócio aí. Então, com todo respeito ao Fux [...], mas no mínimo, para ser educado, equivocado. Ou fake news. Que deveria estar o Fux respondendo processo no inquérito do Alexandre de Moraes, se fosse um inquérito sério e não essa mentira, essa enganação, que são esses inquéritos do Alexandre de Moraes", atacou.

Na entrevista à Rádio Guaíba, com o aliado Alexandre Garcia na bancada, Bolsonaro dedicou boa parte do tempo a atacar o sistema eleitoral, chamou Barroso de "criminoso" e defendeu uma proposta que segundo ele foi levada pelas Forças Armadas para filmar a votação em 600 urnas eletrônicas.