ELEIÇÕES 2022

Minas Gerais: Deputados André Janones, Luís Tibé e Greyce Elias, do Avante, são cassados pelo TRE

Ministério Público Eleitoral aponta fraude em registro de candidaturas femininas fictícias; partido promete recorrer da decisão

O deputado federal André Janones, na CâmaraCréditos: Divulgação/Câmara dos Deputados/Pablo Valadares
Escrito en POLÍTICA el

Nesta terça-feira (2) o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) cassou os mandatos dos deputados federais André Janones, Luís Tibé e Greyce Elias, por fraude em relação às cotas femininas. O partido teria registrado candidaturas fictícias para atingir requisitos mínimos exigidos pelas cotas de gênero.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Eije) existe desde dezembro de 2018 e o apontamento de que o partido teria inscrito 17 mulheres nas condições acima descritas veio por parte do Ministério Público Eleitoral.

É ventilado na imprensa que a decisão possa afetar as candidaturas dos deputados nas eleições deste ano, tornando-as inelegíveis por conta da Lei da Ficha Limpa, entre eles o candidato à presidência André Janones. A defesa do Avante não acredita que a inelegibilidade se concretize e promete recorrer da decisão.

Janones declarou na última semana que estaria disposto a abandonar sua candidatura para apoiar o ex-presidente Lula (PT) na corrida presidencial. Os dois teriam uma reunião marcada na próxima quinta (4) em São Paulo.