ELEIÇÕES 2022

"Transtornado", Bolsonaro tem medo de ser preso se perder eleição

Segundo ministros e aliados que estiveram com ele, Bolsonaro estaria inquieto com a estagnação nas pesquisas, que pode levar à derrota para Lula na disputa presidencial e eventual ordem de prisão. "Acha que eu não sei?"

Jair Bolsonaro.Créditos: Isac Nóbrega/PR
Escrito en POLÍTICA el

O discurso de ódio e a incitação desenfreada de apoiadores contra o sistema de votação estaria por trás do maior medo de Jair Bolsonaro (PL): ser preso, caso as projeções das pesquisas se confirmem, com vitória de Lula (PT) nas eleições de outubro.

LEIA TAMBÉM: Bolsonaro: “Eu atiro para matar, mas ninguém me leva preso"

Reportagem de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, que tem como fontes "políticos e autoridades que não integram o governo, mas que conversaram com ele nos últimos dias", além de ministros e assessores do próprio governo - que falaram em condição de anonimato - diz que a dificuldade de se recuperar nas pesquisas tem deixado Bolsonaro inquieto e "transtornado".

O transtorno seria justamente pelo medo de responder pelos crimes que tem cometido na Presidência da República e ser levado à cadeia após deixar o Planalto.

Os ministros teriam dito que o medo de Bolsonaro ser preso seria "mera constatação sobre uma suposta perseguição que ele poderia sofrer se perdesse o mandato". 

"Você acha que eu não sei?", teria dito Bolsonaro sobre possível ordem de prisão.

O presidente, no entanto, tem dito que não seria "ingênuo" como Lula, preso injustamente por 580 dias, e Michel Temer (MDB), que foi levado à cadeia por duas vezes, mas solto dias depois.

Leia a reportagem de Mônica Bergamo na Folha