ELEIÇÕES 2022

No JN, Bonner desmascara Bolsonaro sobre ataques ao sistema eleitoral e Moraes

Presidente afirmou que Bonner incorreu em fake news ao afirmar que ele xingou ministros do STF, mas âncora relembrou ataques

Jair Bolsonaro em entrevista ao Jornal Nacional.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Na primeira entrevista da série com presidenciáveis promovida pelo Jornal Nacional, da Globo, o âncora William Bonner desmascarou Jair Bolsonaro (PL), na noite desta segunda-feira (22), com relação aos ataques que o presidente faz ao sistema eleitoral brasileiro, em especial ao ministro Alexandre de Moraes, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Bonner abriu a entrevista citando que Bolsonaro faz "ataques sem provas ao sistema eleitoral" e xinga ministros de cortes superiores. O âncora, então, perguntou: "Com franqueza, o que o senhor pretende com isso? Criar um ambiente que permita um golpe?" 

Em sua resposta, Bolsonaro afirmou que Bonner pratica fake news ao falar que ele xinga ministros. O presidente disse, ainda, que quer transparência nas eleições, citando inquérito da Polícia Federal que faria menção a hackers que teriam invadido o sistema do TSE. "Quero evitar que pairem dúvidas com relação às eleições deste ano", declarou. 

Bonner, por sua vez, se defendeu da acusação de ter incorrido em fake news e desmascarou o presidente. "É curioso que o senhor cite esse episódio até porque o senhor se tornou alvo de investigação por divulgar informações sigilosas. Inúmeras entidades já atestaram a segurança das urnas. E vou além. A transparência e segurança das urnas têm sido motivo de orgulho da maioria da população", afirmou. 

"Em nome da verdade, o senhor xingou o presidente do TSE de canalha", prosseguiu Bonner, em referência um discurso de Bolsonaro, feito durante ato político no dia 7 de setembro de 2021, quando Bolsonaro xingou o ministro Alexandre de Moraes e disse que não respeitaria nenhuma decisão do STF.