HISTÓRIA

VÍDEO – Bolsonaro defendeu assassino de deputada: “Quem nunca teve contato com marginal?”

Da tribuna da Câmara, em 1999, o hoje presidente disse que era contra cassação de colega que mandou matar parlamentar, afirmando que acusação “poderia ser contra qualquer um de nós”

Créditos: TV Câmara/Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Um crime sinistro ocorrido há quase 24 anos, em dezembro de 1998, voltou à tona recentemente por conta de um registro histórico envolvendo o presidente Jair Bolsonaro, que à época era deputado federal.

Trata-se do assassinato da também deputada federal Ceci Cunha, eleita pelo Estado de Alagoas, que tinha como suplente o já deputado Talvane Albuquerque. Como ficou atrás de três candidatos naquela eleição, ele substituiria o primeiro que não pudesse exercer o mandato, o que o fez decidir por eliminar um deles. Escolheu Ceci, contratou um pistoleiro e produziu uma chacina em Maceió, mantando seu alvo principal e familiares dela.

O caso mobilizou o Brasil à época, Talvane foi cassado e, então, após longos 12 anos, foi finalmente julgado e condenado pelos múltiplos homicídios, cumprindo 9 anos de prisão em regime fechado, do qual foi liberado no ano passado.

No ano seguinte ao fato, em 1999, a Câmara analisava a cassação do assassino, para que ele então perdesse o mandato e fosse julgado pela Justiça comum. Durante a sessão que o tirou do parlamento, por 425 votos a favor de cassá-lo contra 29 que optaram por mantê-lo no cargo, apenas um deputado foi à tribuna para fazer uma defesa explícita de um assassino cruel e sem limites, que mandou matar toda uma família para permanecer com seu mandato: Jair Bolsonaro.

“Contra o relatório! Porque amanhã, qualquer um de nós, pode estar no lugar dele... Estamos o condenando por um contato com um cidadão, com um elemento, que foi um marginal no passado... Agora, quem aqui nunca teve contato ou conversou com um marginal?”, disse Bolsonaro, sobre a relação de Talvane com o assassino de aluguel, diante de um plenário perplexo com a frieza e com a inversão de valores do folclórico e patético parlamentar que sempre defendeu pautas bizarras e antidemocráticas.

Veja o vídeo explicando o caso, e com o áudio da sessão: