ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro inventa notícia: Argentina não oficializou linguagem neutra, diz diplomata

Presidente ironizou em suas redes a oficialização do uso da linguagem pelo país vizinho; é mentira

Jair Bolsonaro.Créditos: Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi às redes sociais na noite desta terça-feira (2), para ironizar a suposta oficialização do uso da linguagem neutra pela Argentina. A embaixada do país vizinho no Brasil, no entanto, afirmou que a informação do mandatário não procede: o governo do presidente Alberto Fernández não proíbe, mas jamais oficializou o uso da linguagem inclusiva no país.

O tema, inclusive, segue gerando debate, e a linguagem já foi até mesmo proibida nas escolas de Buenos Aires, a capital do país.

Bolsonaro escreveu:

"Lamento a oficialização do uso da 'linguagem neutra' pela Argentina. No que isso ajuda o seu povo? A única mudança provocada é que agora há 'desabastecimente', 'pobreze' e 'desempregue'", ironizou Bolsonaro, em sua cruzada para puxar pautas moralistas para o debate eleitoral.

A única iniciativa próxima ao tema localizada pela embaixada argentina foi uma resolução do Ministério de Obras Públicas que "promove o uso da linguagem e da comunicação não sexista e inclusiva como formas expressivas válidas nas produções, documentos, registros e atos administrativos de todos os âmbitos desse ministério".

A iniciativa, no entanto, está limitada à pasta. E não torna a linguagem inclusiva oficial no país, de acordo com informação da coluna de Mônica Bergamo.