ELEIÇÕES 2022

Haddad sai em defesa de Freixo e afirma que "PT não deve poupar esforços para elegê-lo"

O diretório do PT do RJ aprovou orientação que propõe o rompimento com a aliança do partido com o Freixo devido a manutenção da candidatura de Molon ao Senado

Haddad sai em defesa de Freixo e afirma que "PT não deve poupar esforços para elegê-lo".Créditos: Reprodução/ redes sociais / montagem Fórum
Escrito en POLÍTICA el

Durante sabatina realizada nesta quarta-feira (3) pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, declarou ver com preocupação a tentativa de rompimento do PT-RJ com Marcelo Freixo, candidato do PSB ao governo do RJ. 

Haddad também saiu em defesa de Freixo e afirmou que o PT "não deve poupar esforços para elegê-lo". 

"Vejo com preocupação, porque temos grande condição de ganhar a eleição do Rio de Janeiro. Temos um candidato que, se não é o líder, está próximo do líder, uma figura louvável", disse Haddad, que também afirmou que ele e Freixo lutam para construir uma ampla aliança em seus respectivos estados. 

O candidato do PT ao governo de São Paulo também foi questionado sobre quem ocupará a vaga de vice em sua chapa, visto que Marina Silva (Rede) declinou e confirmou que vai disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Haddad afirmou que isso está sendo discutido pela coligação. 

Nos bastidores, o ex-prefeito de São Paulo tem afirmado que gostaria de uma mulher em sua vice. Um dos nomes cotados é o da médica Mariana Pinotti (PSB). 


PT-RJ aprova rompimento da aliança com Freixo devido a candidatura de Molon

 

O presidente do diretório estadual do PT no Rio de Janeiro, João Maurício, anunciou nesta terça-feira (2) que apresentou uma resolução pedindo o rompimento da aliança de seu partido com Marcelo Freixo (PSB), pré-candidato ao governo do estado. O documento foi aprovado pela Executiva estadual e será levado á Executiva Nacional da legenda para análise.

O motivo é o fato de que deputado federal Alessandro Molon (PSB) decidiu manter sua candidatura ao Senado. Segundo petistas, o deputado, ao insistir em concorrer para senador, desrespeita o acordo que havia sido feito entre PT e PSB, que previa a candidatura de Freixo ao governo e a de André Ceciliano (PT) ao Senado. 

"Companheiras e companheiros, acabo de apresentar uma resolução a Executiva Estadual do PT-RJ solicitando o rompimento da aliança com Marcelo Freixo Governador. Em função da manutenção da candidatura avulsa e divisionista de Alessandro Molon ao Senado Federal sustentada pelo Presidente Nacional do PSB", afirmou João Maurício através das redes sociais. 

Ao jornal O Globo, Freixo afirmou que está seguro do apoio do PT à sua candidatura. "Tenho certeza de que estaremos com o PT nessa caminhada. Os diálogos e divergências internas existem, mas sigo convicto do apoio", declarou. 

 

 

Com informações da Folha de S. Paulo.