ELEIÇÕES 2022

Ruy Castro: Bolsonaro sabe que já perdeu e prepara guerra civil

O escritor faz a ressalva que muitos poderão achar exagero, mas lembra que "há um ano, também se achava exagero dizer que Bolsonaro estava se preparando para um golpe"

Jair Bolsonaro em live com réplica de fuzil atrás dele.Créditos: Reprodução/Youtube
Escrito en POLÍTICA el

O jornalista e escritor Ruy Castro afirmou em sua coluna nesta quinta-feira (4) na Folha de S.Paulo que acredita que diante de uma derrota iminente para Lula (PT) em outubro, Jair Bolsonaro (PL) já estaria preparando uma guerra civil no Brasil.

Para Castro, autor de biografias históricas como de Carmem Miranda e Nelson Rodrigues, Bolsonaro tem intenção de "provocar uma medida, vinda não se sabe de onde, que o impeça de concorrer às eleições".

"Isso insuflará o seu discurso de que só assim conseguem derrotá-lo e convocará para a briga seus seguidores, que detêm hoje um poder de fogo maior que o dos quartéis", relata.

Lembrando a invasão do Capitólio por apoiadores de Donald Trump em janeiro de 2021, antes da posse de Joe Biden, Castro diz que Bolsonaro pode antecipar o acontecimento no Brasil.

"Temendo uma derrota no primeiro turno, Bolsonaro não pode esperar por um 6 de Janeiro, como ficou conhecida a invasão do Capitólio pelas hordas de Trump. Precisa de um 6 de Janeiro antes de 2 de outubro. Talvez a 7 de setembro. Talvez antes".

O escritor faz a ressalva que muitos poderão achar exagero, mas lembra que "há um ano, também se achava exagero dizer que Bolsonaro estava se preparando para um golpe".

"Desta vez, será mais do que um golpe ou tentativa de. Será a senha para uma guerra civil. Bolsonaro não tem mais nada a perder", conclui.