BLINDAGEM

Alexandre de Moraes nega arquivamento de inquérito contra Bolsonaro

O pedido de arquivamento foi feito pela PGR; o presidente é investigado por suposto vazamento de dados sigilosos

Alexandre de Moraes manteve o inquérito.Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), negou solicitação da vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo. Ela pediu o arquivamento do inquérito contra Jair Bolsonaro (PL), no qual ele é investigado por suposto vazamento de dados sigilosos.

O inquérito apura se o presidente cometeu irregularidades e divulgou, durante uma live, em 4 de agosto de 2021, detalhes de um inquérito sigiloso da Polícia Federal (PF) a respeito do ataque hacker contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições de 2018.

O deputado federal Filipe Barros (PL-PR), que estava com Bolsonaro na transmissão, também é alvo de investigação.

“Em quatro das cinco oportunidades de atuação do Ministério Público, a Procuradoria-Geral da República manifestou-se por meio da Dr. Lindôra Maria Araújo, Vice-Procuradora-Geral da República, que, por meio de sua ciência, concordou com as referidas decisões, inexistindo a interposição de qualquer pedido de reconsideração, impugnação ou recurso no prazo processual adequado”, destacou Moraes, de acordo com a CNN Brasil.

A PGR, que costuma ser alinhada a Bolsonaro, entendeu que não havia elementos para que a investigação prosseguisse, o que foi rechaçado por Moraes.

O ministro ressaltou, também, que o pedido de arquivamento, de 1 agosto, é uma “inusitada alteração de posicionamento da Procuradoria-Geral da República”, e que “não afasta a preclusão temporal já ocorrida”, o que quer dizer que o requerimento não foi feito dentro do prazo.

Lindôra atacou Alexandre de Moraes

A PGR havia encaminhado, nesta segunda-feira (1), mais um parecer para que o STF arquivasse o inquérito contra Bolsonaro. Lindôra Araújo ainda atacou Alexandre de Moraes, o acusando de violar o sistema acusatório ao determinar novas medidas na apuração.