ELEIÇÕES 2022

Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador, é escolhida vice da chapa de Ciro Gomes

Candidato pelo PDT é o terceiro colocado no Datafolha com cerca de 8% das intenções de voto na corrida presidencial

Ana Paula Matos e Ciro Gomes.Créditos: Divulgação/PDT
Escrito en POLÍTICA el

Terceiro colocado nas pesquisas eleitorais com cerca de 8% das intenções de voto no Datafolha, Ciro Gomes (PDT) escolheu como vice de sua chapa a também pedetista e atual vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos. O candidato repete a formação de uma chapa pura pela terceira vez consecutiva em eleições nacionais. Em 2018 a vice de Ciro foi a senadora Kátia Abreu, hoje no PP.

Sem apoio de outros partidos, novamente a chapa pedetista esperou até o último minuto para decidir. Dessa forma, a escolha da vice ocorreu na manhã desta sexta-feira (5), na sede do partido em Brasília, quando o prazo para a definição do nome se encerrava, no último dia do período de convenções partidárias.

Ana Paula Matos nasceu em Salvador, tem 44 anos e foi a única mulher negra cujo nome era ventilado para a vaga. Ela é advogada, professora e servidora concursada da Petrobrás, além de especialista em Finanças. Iniciou seu percurso na gestão municipal como diretora geral de Educação, em 2013.

Na sequência foi chefe de gabinete da vice-prefeitura, presidente do instituto de previdência municipal, secretária de Promoção Social e combate à pobreza e secretária de Governo de Salvador. Em 2020 foi eleita vice-prefeita de Salvador em chapa com Bruno Reis (DEM), focando o seu discurso no combate às desigualdades sociais, ao racismo e em defesa dos direitos das mulheres.