ELEIÇÕES 2022

Live de Lula com Janones no Facebook só perde para Neymar e CR7

De acordo com levantamento do analista de redes Pedro Barciela, live do ex-presidente teve mais de 300 mil interações e foi a quarta mais assistida do dia na rede

Créditos: Reprodução / Facebook
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De acordo com levantamento do analista de rede Pedro Barciela, divulgado na coluna de Chico Alves, no UOL, a live transmitida no Facebook em que André Janones (Avante-MG) confirmou ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que abriria mão da sua candidatura para apoiá-lo, chegou às 337.039 interações e foi a quarta mais frequentada do dia (4 de agosto) na rede.

Ficaram na frente do ex-presidente apenas o craque português Cristiano Ronaldo (por duas ocasiões; uma com 1.950.850 interações e outra com 481.733) e o brasileiro Neymar (922.010). Já Bolsonaro teve no último dia 18 de julho uma live - realizada um ano antes - derrubada pelo Youtube. O motivo: atacar o sistema eleitoral brasileiro. Foi a 37a punição ao atual presidente na plataforma.

O apoio de Janones a Lula se deve a uma pauta em comum: o combate à fome e a visão crítica em relação aos auxílios oferecidos por Bolsonaro. Janones foi ferrenho do auxílio emergencial de R$600 durante a pandemia e já deu declarações acusando o atual presidente de ser responsável pela volta do país ao Mapa da Fome.

O fenômeno Janones

Barciela explica que Janones tem uma rede de comunicação muito forte e que isso seria um dos trunfos para Lula durante a campanha. Segundo o especialista Janones engaja em média o dobro do que Lula e Bolsonaro nas redes sociais. Como exemplo usou postagens que tratam do Auxílio Brasil.

“Janones não faz parte do antibolsonarismo nas redes, portanto não é esse o perfil de usuário que ele atrai. Por onde ele circula? Por grupos que vão desde VITRINE TUPPERWARE até NOTÍCIAS AUXILIO NEGADO. Ele chega em quem quer - e precisa - falar sobre o benefício”, escreveu Pedro Barciela em sua conta no twitter.

 

Para o especialista, Janones aproxima Lula de um perfil do eleitorado que está “no centro das atenções”. Nos números de interações dos três políticos no Facebook, somando todas as publicações, somente em 4 de agosto, Janones é avassalador: gerou 633 mil interações. Lula (357 mil) e Bolsonaro (318 mil) mal passaram da metade.