ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro usa Prouni, criado por Haddad, para se promover nas redes

Sem ter o que mostrar, Bolsonaro recorrer a programas desenvolvidos durante o governo Lula, como a transposição do São Francisco e agora o Prouni.

Jair Bolsonaro e Fernando Haddad.Créditos: Câmara dos Deputados/ Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Após mentir sobre a transposição do São Francisco, do governo Lula, e o piso da enfermagem, projeto do senador Fabiano Contarato (PT-ES), para se promover, Jair Bolsonaro (PL) usou o Programa Universidade para Todos, o Prouni, criado por Fernando Haddad (PT-SP) em tuite eleitoreiro nesta segunda-feira (8).

"Oferta de bolsas do Prouni para Medicina é 40% maior do que em 2021", tuitou o presidente, creditando o aumento às "alterações no Programa pela nova lei sancionada pelo Governo Federal".

A mudança promovida por Bolsonaro basicamente ampliou o acesso ao programa a alunos que fizeram o "ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição, ou sem a condição de bolsista".

"Bolsonaro está mexendo em dois programas que deram certo, o Prouni e a reserva de vagas para pessoas de escolas públicas —e, dentro delas, reservas proporcionais à população negra, parda e indígena de cada região", disse Haddad à época sobre a mudança, feita em 2021.

Resultados

Nesta terça-feira (9), o MEC anuncia o resultado das inscrições no Prouni no segundo semestre. 

Os escolhidos devem acessar o site do Acesso Único para confirmar as informações do cadastro. Esse prazo vai até o dia 17 de agosto.

As vagas disponíveis podem ser consultadas também no site do MEC. A busca pode ser feita por curso, instituição de ensino ou município no site do programa.