ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro usar o Sete de Setembro para discurso golpista pode ser tiro no pé, avaliam aliados

Walter Braga Netto, candidato a vice na chapa, foi escalado para ter uma conversa mais detalhada com o presidente sobre o tema

Bolsonaro no Sete de Setembro de 2021 em São Paulo.Créditos: Presidência da República
Escrito en POLÍTICA el

Interlocutores do presidente Jair Bolsonaro (PL) avaliam que usar o Bicentenário da Independência para repetir ataques contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e para espalhar teorias da conspiração sobre o sistema eletrônico de votação pode ser prejudicial para a campanha à reeleição do presidente.

O general Walter Braga Netto, candidato a vice na chapa, foi escalado para ter uma conversa mais detalhada com Bolsonaro sobre o tema.

De acordo com reportagem e Marianna Holanda e Matheus Teixeira na Folha, aliados reconhecem que é impossível prever o que pensa ou pretende o chefe do Executivo. Eles lembram também que há auxiliares próximos de Bolsonaro que gostam de reforçar seu comportamento de ataques a magistrados e às instituições, principalmente aqueles que compõem a ala ideológica.

Reunião com embaixadores

Um dos exemplos citados por eles é a reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em 18 de julho, em que Bolsonaro detonou mais uma vez a urna eletrônica e colocou em xeque a lisura do pleito. O fato gerou uma série de reações negativas ao presidente e seu governo, como manifestações contrárias da cúpula do Judiciário, de servidores de diversos órgãos do governo e até mesmo de governos estrangeiros.

Se Bolsonaro repetir no Sete de Setembro a receita golpista oferecida aos diplomatas estrangeiros, aliados alertam que pode não haver tempo hábil de reverter a possível rejeição ou as consequências de uma nova crise institucional que o episódio tem potencial de gerar.

Uma parcela dos estrategistas envolvidos na reeleição de Bolsonaro avalia que o discurso golpista não traz votos para o mandatário, que está em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto.

Com informações da Folha