ELEIÇÕES 2022

Erika Malunguinho desiste de ser candidata a deputada federal

Ela não deu detalhes sobre o futuro: “Eu estou disponível para pensar um projeto de sociedade, dentro da política institucional ou não. Estou viabilizando caminhos”

Erica Malunguinho deixou seu futuro político em aberto.Créditos: Nego Júnior/Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

A deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL-SP) anunciou, nesta segunda-feira (8), que desistiu de se candidatar a deputada federal. Em sua conta no Instagram, ela, uma das forças progressistas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), postou a seguinte mensagem:

“Querides, peço que leiam minha carta, que aponta uma mudança de rota na minha caminhada política neste momento. Estou rumando por novos caminhos, mas seguindo na luta diária pelo meu povo e por todos que foram colocados em situação de exclusão.

Ao fazer este anúncio, contamos com apoio de nossos amigos do Alma Preta, que acaba de publicar uma matéria detalhada de todo processo para que a decisão fosse tomada. O conteúdo digital ainda conta com uma entrevista gravada na última quinta-feira, que está disponível no site.

A luta segue e estarei com os nossos, sempre, em diversas atuações de agora em diante.

Em breve trarei mais informações a todes! Laroyê!”.

Em entrevista ao site Alma Preta, Erika falou sobre a decisão: “As pessoas não conseguem entender, porque elas sempre olham para a política como um lugar muito distante. Para mim, a política está no cotidiano”.

Veja trechos da entrevista de Erica ao Alma Preta:

Eu não estou abandonado a política, eu estou mudando a rota, mas o caminho e o objetivo são os mesmos. A alternância de poder está em curso, a gente vai eleger a maior bancada de pessoas pretas, LGBTs, mulheres, indígenas, da história desse país”.

“O papel do governo do estado é muito inferior e eu nem estou falando em relação à União. Os municípios têm mais capacidade de produzir política pública e fazer as coisas acontecerem do que o estado, então é uma análise da divisão de poderes mesmo”. 

“A Alesp tem uma característica que eu não vejo em outras casas legislativas: a gente vive trabalhando para o governo do estado. Grande parte do tempo na Alesp é dedicado a discutir projetos do governador e há pouco espaço para a discussão de projetos de parlamentares. Quando isso acontece, os meus projetos são analisados de forma a serem interrompidos, e isso é um grande problema”. 

Sobre o futuro

Erica Malunguinho não deu detalhes sobre o que deseja fazer no futuro: “Existem possibilidades abertas, e outras fechadas”. Inicialmente, ela não pretende disputar um cargo legislativo.

Porém, a política institucional pode ser uma possibilidade. Erica aceitaria um cargo no executivo, como secretária de uma pasta ou gestora de uma autarquia

Eu estou disposta e disponível para pensar um projeto de sociedade, dentro da política institucional ou não. Estou viabilizando caminhos, mas sem dúvidas posso sim fazer isso”, declarou.