ELEIÇÕES 2022

Ipec: Lula cresce em todas as regiões e fica próximo de vitória em 1° turno

Levantamento mostrou que ex-presidente lideram em todos as divisões geográficas, exceto no Sul, onde está em empate técnico com Bolsonaro. Veja os números

Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Com uma alavancada forte na reta final da corrida eleitoral, a nova pesquisa Ipec (antigo Ibope), divulgada na noite desta segunda-feira (19), mostra que o ex-presidente Lula (PT) cresceu em todas as regiões do Brasil e segue à frente em todas, exceto no Sul, onde empata tecnicamente com Jair Bolsonaro (PL).

No Nordeste, onde Lula já liderava com uma folga avassaladora, suas intenções de voto aumentaram ainda mais (2 pontos) e o petista chegou aos 63%, contra 18% de Bolsonaro, que perdeu 4 pontos. No Norte/Centro-Oeste, regiões que são fundidas pelo instituto, para que não haja desproporção nos dados, o antigo mandatário ganhou 2 pontos e foi a 42% da preferência do eleitorado, ao passo que o atual perdeu 1 ponto e parou na casa dos 38%.

No Sudeste, região com a maior número de eleitores do país, Lula subiu 1 ponto e foi a 43% e Bolsonaro manteve-se estável, com 32% das intenções de voto. Por fim, no Sul, o petista ganhou 2 pontos e atingiu 38%, enquanto o radical de extrema-direita ficou como estava, com 41%, o que configura um empate técnico dentro da margem de erro.

Com a completa estagnação de Jair Bolsonaro e o crescimento, ainda que lento, de Lula, que já mantinha grande vantagem sobre o adversário em todas as pesquisas de opinião, a possibilidade de uma vitória do ex-chefe de Estado já no primeiro turno se torna muito mais possível.