ELEIÇÕES 2022

Voto útil: 1 em cada 4 eleitores pode votar em Lula para eleição terminar no primeiro turno, diz Quaest

Cerca de 26% dos eleitores estariam dispostos em mudar de voto em favor de Lula para eleição presidencial acabar em 2 de outubro. Entre eleitores de Ciro, índice é de 33%.

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Detalhamento da pesquisa Genial/Quaest, que mostra Lula crescendo e chegando a 48,9% dos votos válidos, revela que 26% dos eleitores que declaram voto em Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e em outros candidatos dizem que mudariam seu voto para que o petista vença Jair Bolsonaro (PL) já no dia 2 de outubro, quando será realizado o primeiro turno das eleições.

Na prática, 1 em cada 4 eleitores está propenso a entrar na onda do voto útil, que vem ganhando adesão de artistas e influenciadores nas redes sociais. Isso daria 3 pontos a mais para o petista no primeiro turno, que precisa apenas de 1,1% mais um voto para encerrar a eleição em 2 de outubro.

Segundo a sondagem, a maioria desses votos viriam de eleitores de Ciro: 33% estariam dispostos a abandonar o pedetista para decidir a eleição já no primeiro turno em favor de Lula.

Entre os eleitores de Simone Tebet, 24% dizem que podem optar pelo petista. Entre os que declaram votos nos demais candidatos, 28% fariam o mesmo. Também entre os indecisos, 29% podem votar em Lula no primeiro turno.

A pesquisa ainda mostra que 52% dos eleitores acham que Lula merece voltar a ser presidente, enquanto Bolsonaro tem apoio de 44% para um segundo mandato.

"Falta cada vez menos tempo para Bolsonaro mudar o clima de opinião e reverter esse quadro. Se não ultrapassar Lula já no primeiro turno, fica praticamente impossível virar no segundo", afirma Felipe Nunes, CEO da Quaest no Twitter.

Segundo a pesquisa, 50% dos ciristas e 35% dos eleitores de Tebet votariam em Lula no segundo turno.

"Isso dá ao Lula 10 pontos de vantagem em votos totais sobre Bolsonaro. O que daria 55% dos votos válidos do 2º turno para Lula", diz Nunes.

Leia a pesquisa na íntegra

Archivos adjuntos