ATAQUE À DEMOCRACIA

Campanha de Lula aciona a Justiça contra SMS golpista disparado por órgão do governo do Paraná

O governo paranaense emitiu comunicado onde afirma que está investigando o disparo do SMS e afirma que uma empresa terceirizada é a responsável

Campanha de Lula aciona a Justiça contra SMS golpista disparado por órgão do governo do Paraná.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

A direção da campanha do ex-presidente Lula (PT) vai à Justiça para derrubar o envio em massa de mensagens SMS de teor golpista e pró-Bolsonaro (PL), candidato à reeleição a um novo mandato presidencial. 

Desde a madrugada deste sábado (24) inúmeras pessoas vêm relatando, através das redes sociais, que receberam SMS de teor golpista pregando a vitória de Jair Bolsonaro (PL) já no primeiro turno da eleição. Tudo indica ser uma ação de disparos em massa, ação que é considerada ilegal pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

A maioria das pessoas que relatam estar recebendo as mensagens de texto são do Paraná. "Vai dar Bolsonaro no primeiro turno! Senão (sic), vamos a rua para protestar! Vamos invadir o congresso e o STF! Presidente Bolsonaro conta com todos nos! (sic)", diz a mensagem de texto. 

O texto em questão está sendo enviado pelo número "28523". Em uma rápida pesquisa na internet, é possível constatar que o remetente pertence a órgãos ligados ao governo do estado do Paraná, comandado por Ratinho Júnior (PSD), apoiador de Jair Bolsonaro (PL). 

Ao ser questionada sobre o fato pelo jornalista Rafael Moro Martins, do The Intercept Brasil, a assessoria de imprensa do governo paranaense informou que “o episódio está sendo apurado”. 

Por meio de suas redes sociais, a presidenta do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-SP), declarou que o partido vai à Justiça e que a ação ilegal não vai ficar sem resposta. 

"Absurdo relato de paranaenses que receberam mensagens com teor golpista e anti-democrático vindo de número do governo Ratinho Jr. Além de uso da máquina, é crime eleitoral. Essa gente tá desesperada e partindo pra qualquer coisa, mas isso vai ter resposta", declarou a presidenta do PT. 

Em declaração ao UOL, a presidenta do PT complementa o seu posicionamento e revela que "a campanha de Lula prepara argumentação para acionar o Superior Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral".  

O governo do Paraná emitiu uma nota onde informa que o caso está sendo apurado. "O Governo do Estado do Paraná repudia qualquer tentativa de uso político ou manifestação antidemocrática e determinou à Celepar apuração célere junto a seus parceiros para responsabilização desse fato lamentável. O fato ocorreu a partir de uma empresa terceirizada e ela foi notificada pela Celapar". 

Nas redes, vários cidadãos do Paraná denunciaram o recebimento do SMS ilegal. 

 

 

Temas