ELEIÇÕES 2022

Lula bate 52% dos votos válidos pela primeira vez no Agregador de Pesquisas do Estadão

Índice é mais que o suficiente para que o petista vença a eleição já no primeiro turno

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O agregador de pesquisas eleitorais do jornal O Estado de S. Paulo, que traça o desempenho geral dos candidatos à presidência com base em resultados de 14 institutos diferentes, foi atualizado neste sábado (24) e mostra que Lula (PT) aumentou suas intenções de votos válidos, isto é, quando se desconsidera os brancos e nulos, e já tem índice maior que o mínimo para vencer a eleição no primeiro turno e encerrar o pleito. 

Após as últimas pesquisas do Ipec, Quaest, Datafolha e Ipespe apontarem crescimento de Lula, o agregador do Estadão calculou que o petista possui 52% dos votos válidos - pela primeira vez desde o início da medição. Para que um candidato vença a eleição já no primeiro turno, basta conseguir 50% e mais um voto. 

Segundo o agregador, Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, está com 36% de intenções de votos válidos. Ciro Gomes (PDT) soma 7% e Simone Tebet (MDB) aparece com 5%. 

Reprodução/Estadão

Segundo o Estadão, o mecanismo "usa dados dos levantamentos de 14 empresas, considerando suas peculiaridades metodológicas, para calcular a Média Estadão Dados - o cenário mais provável da disputa a cada dia, de acordo com nosso modelo". 

"A média de cada candidato não é a simples soma dos resultados e divisão pelo número de pesquisas. O agregador controla diversos parâmetros e dá pesos diferentes aos levantamentos para impedir que números destoantes ou desatualizados puxem um dos concorrentes para cima ou para baixo",  explica o jornal.