ELEIÇÕES 2022

Maioria dos eleitores de Ciro Gomes é de direita, diz pesquisa

Segundo o levantamento do Ipespe, apenas Jair Bolsonaro tem mais eleitores de direita do que Ciro; pesquisa aponta ainda crescimento de Lula

Ciro dá risada de comentário machista feito por Bolsonaro durante debate da Band.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa Ipespe contratada pela Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), divulgada neste sábado (24), aponta que a maior parte dos eleitores de Ciro Gomes (PDT) se declaram como alinhados à direita ou centro-direita

Apesar do PDT ser um partido historicamente atrelado ao campo progressista, Ciro, com seus ataques a Lula (PT), vem sendo elogiado por figuras de direita e a maioria de seu eleitorado já é composta por pessoas que se identificam com este campo político.

Segundo o levantamento, 39% daqueles que votam no pedetista se dizem de direita ou centro-direita, enquanto 30% se dizem de esquerda e 16% de centro. 15% dos entrevistados que apoiam Ciro não sabem ou não quiseram responder sobre sua ideologia política. 

Para se ter uma ideia, somente Jair Bolsonaro (PL) possui mais eleitores de direita que Ciro (91%). No caso de Lula, que lidera em intenções de voto, 51% de seus eleitores se declaram como sendo de esquerda ou centro-esquerda, e apenas 3% se dizem de direita.  

Confira os números 

Lula cresce e chega a 46%

Segundo a mesma pesquisa Ipespe, Lula segue firme na liderança da disputa pela presidência e cresceu com relação ao último levantamento do instituto, chegando a 46% das intenções de voto. 

Veja os índices