ELEIÇÕES 2022

Debate na Globo: Lula compila corrupção de Bolsonaro para rebater ataques

Ex-presidente promete não ficar na defensiva e confrontar narrativa que atual governo não apresenta corrupção; “ Vai ter chumbo grosso no Bolsonaro também”, diz integrante da campanha

Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Na noite desta quinta-feira (29), a pouco mais de 48 horas do início do primeiro turno das eleições no próximo domingo (2), o Brasil acompanhá o debate mais esperado do ano entre os presidenciáveis, a partir das 22h30 na TV Globo, com os dois principais candidatos frente a frente. Já prevendo que nesta reta final a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) deve intensificar ainda mais os ataques ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre corrução em seus governos, a campanha petista também compilou os escândalos bolsonaristas sobre os cofres públicos. Uma semana atrás, já havia divulgado um vídeo que lista atrocidades do atual presidente, sobretudo em relação à pandemia e volta da fome.

Ao jornal O Globo, um integrante da campanha de Lula teria dito que o ex-presidente está “preparado para a pancadaria. Vai ter chumbo grosso no Bolsonaro também”, avisou. A declaração seria sobre o esforço dos assessores de Lula em compilar nos últimos dias todos os escândalos de corrupção aos quais a atual gestão responde. Ao invés de ficar na defensiva, o petista pretende anular o argumento bolsonarista de que não há mais corrupção no Brasil.

Entre os escândalos detalhadamente compilados estariam sobretudo o esquema de corrupção no Ministério da Educação, a compra de imóveis em dinheiro vivo pela família e a apuração do Senado sobre tráfico de influência e superfaturamento na compra de vacinas contra a Covid-19 que, é importante lembrar, atrasou a chegada das mesmas. Lula deve bater, ‘como nunca antes na história dessa campanha’, no uso político que o atual presidente fez e segue fazendo da pandemia.

Além de Bolsonaro, Lula também se preparou para defender-se do “padre” Kelmon (PTB). Mesmo não sendo reconhecido pela Igreja Ortodoxa brasileira como um sacerdote e substituindo a candidatura de Roberto Jefferson, o candidato teve a cara de pau de falar sobre corrupção no debate do SBT em ataques ao ausente Lula, funcionando como linha auxiliar de Bolsonaro. O candidato do PTB deve sentar-se ao lado do atual presidente.

O debate vai ao ar nesta quinta (29) após exibição de capítulo da novela Pantanal, às 22h30, na TV Globo. Além de Lula, Bolsonaro e do “padre” Kelmon, também participarão do debate Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), Soraya Thronicke (UB) e Luiz Felipe D’Ávila (Novo). Dividido em quatro blocos, o debate terá o primeiro e o terceiro blocos com temáticas livres, enquanto que o segundo e o quarto terão temas determinados pelos apresentadores. Como de praxe, ao final do último bloco, cada candidato terá tempo para considerações finais.

Lula e Bolsonaro dominam Twitter nesta quinta-feira

Os principais candidatos ao planalto que mais tarde estarão frente a frente no debate da TV Globo também protagonizaram o domínio nos principais assuntos falados, comentados e compartilhados no Twitter. As hashtags “Luladay” e “BolsonaroNoPrimeiroTurno” estão entre as mais engajadas da plataforma nesta quinta. Do lado lulista cerca de 19 mil tuítes tiveram alta repercussão divididos em três diferentes hashtags, já do lado bolsonarista foram 45 mil tuítes concentrados em uma única palavra-chave.

*Com informações do jornal O Globo.