ELEIÇÕES 2022

Lula tem 48,8% dos votos válidos e chega ao maior índice na pesquisa Exame/Ideia

"Para saber se haverá segundo turno, é preciso olhar o comportamento dos eleitores de Ciro Gomes que ainda estão indecisos. Eles tendem a mudar de voto para Lula", diz Maurício Moura, fundador do Ideia.

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa Exame/Ideia divulgada na madrugada desta quinta-feira (29) mostra a consistência do crescimento de Lula (PT) - detectada por todos os institutos de pesquisa -, que chega a 48,8% dos votos válidos. Jair Bolsonaro (PL) tem 38,4% dos válidos.

Nos votos totais, na pesquisa estimulada, o petista subiu três pontos em um mês e marca 47%, o maior índice desde o início do estudo, em agosto de 2020. Bolsonaro oscilou um para mais e chegou a 37%.

Ciro Gomes (PDT) caiu três pontos e foi a 6%, em situação de empate técnico com Simone Tebet (MDB), que oscilou um para mais e chegou a 5%. Os demais candidatos juntos somam 1,2%. Brancos e nulos são 1% e indecisos 3%.

"Para saber se haverá segundo turno, é preciso olhar o comportamento dos eleitores de Ciro Gomes que ainda estão indecisos. Eles tendem a mudar de voto para Lula. Por outro lado, os eleitores que já definiram voto em Ciro e em Tebet têm se mostrado muito resilientes. É preciso considerar também que entre os eleitores de Bolsonaro tem o chamado voto envergonhado, com pessoas não declarando a opção em pesquisa. Esse eleitorado chega a 1%. Isso não ganha eleição, mas pode levar a um segundo turno", diz Maurício Moura, fundador do IDEIA.

Entre os entrevistados, 63% dizem que preferem que a eleição presidencial termine no primeiro turno, 17% dizem que gostariam de uma segunda etapa da eleição, e 20% não concordam nem discordam. Outro dado importante mostra que 85% dos eleitores dizem que seu voto está definido, diante de 12% que dizem que podem mudar e 2% que não sabem.

Segundo turno

Lula segue vencendo todas as simulações de segundo turno. Contra Bolsonaro, o petista tem 52% contra 41%. Lula ainda vence Ciro - 51% a 24% - e Simone Tebet por 53% a 20%.

Já Bolsonaro saiu vitorioso contra o pedetista - 41% a 35% - e a emedebista - 42% a 24%.

O Instituto Ideia ouviu 1.500 pessoas entre os dias 23 e 28 de setembro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. O nível de confiança de 95% e a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09782/2022. 

Leia o resumo da pesquisa

Archivos adjuntos