ELEIÇÕES 2022

Alto-Comando do Exército declara que respeitará resultados eleitorais

“Quem ganhar, leva”, disseram os 16 oficiais-generais mais influentes da Força em agosto; Declaração teria feito outros comandantes sinalizarem afastamento de teorias bolsonaristas

Registro oficial da Reunião do Alto-Comando do Exército de agosto de 2022.Créditos: Divulgação/CCE
Escrito en POLÍTICA el

O Alto-Comando do Exército se reuniu no Quartel-General da Força, em Brasília, e decidiu respaldar os resultados das eleições nacionais, quaisquer que sejam. “Quem ganhar, leva”, diz a frase divulgada para as tropas após o encontro que ocorreu entre os últimos dias 1 e 5 de agosto.

Dessa maneira, a Reunião do Alto-Comando do Exército (Race), que contou com 16 oficiais-generais de grande influência, indicou que o Exército deve seguir os ritos de reconhecimento do vencedor das eleições que se iniciam após o anúncio dos resultados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com apuração do Estadão, após a divulgação da opinião dos oficiais, comandantes das Forças Armadas passaram a evitar o endosso às teorias conspiratórias bolsonaristas sobre as urnas e buscaram se afastar da auditoria das eleições requerida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O jornal defende que a posição declarada pelos altos oficiais reduzirá eventuais impactos da auditoria e informou que de acordo com fontes militares “o documento não vai adentrar na seara de atestar ou reprovar a confiança das eleições”.

Ao que definiram como “trabalho técnico”, a auditoria das Forças Armadas deve se limitar a realizar testes de integridade das urnas e a checagem amostral do somatório através de boletins de urna. Em sala do Ministério da Defesa, os militares pretendem divulgar no próprio domingo os resultados dos testes de integridade de 641 urnas, das quais 56 já trabalham com uso de biometria. Em relação à apuração amostral de boletins de urna, os dados serão de apenas 400 urnas.

*Com informações do Estadão.