ELEIÇÕES 2022

VÍDEO: Socialite ruralista convoca agro a "demitir sem dó" funcionário que votar em Lula

"Quem for votar no Lula, demitam, e demitam sem dó, porque não é uma questão de política, é uma questão de sobrevivência", diz a ruralista Roseli Vitória Martelli D'Agostini Lins. MPT investiga assédio eleitoral.

Roseli Vitória Martelli D'Agostini Lins, dona da Imbuia Agropecuária.Créditos: Facebook
Escrito en POLÍTICA el

Apoiadora fanática de Jair Bolsonaro (PL), a socialite ruralista Roseli Vitória Martelli D'Agostini Lins, dona da Imbuia Agropecuária na cidade de Luiz Eduardo Magalhães, no interior da Bahia, virou alvo do Ministério Público do Trabalho (MPT) após divulgar um vídeo em seu perfil no Instagram em que orienta outros ruralistas que "demitam sem dó" os funcionários que votarem em Lula (PT).

“Façam um levantamento. Quem for votar no Lula, demitam, e demitam sem dó, porque não é uma questão de política, é uma questão de sobrevivência. E você que trabalha com o agro e que defende o Lula, faça o favor, saia também”, bradou a socialite, que é sócia da empresa que emprega em 100 e 199 funcionários e presidenta da Associação de Produtories Rurais do Alto Horizonte.

Em nota, o MPT baiano diz que foi aberto um inquérito civil  para investigar a possível ocorrência de assédio eleitoral em declarações publicadas nas redes sociais pela ruralista.

"O caso foi enquadrado como assédio eleitoral, que é o conjunto de atitudes do empregador no sentido de induzir os trabalhadores a votar ou deixar de votar em um candidato nas eleições", diz o MPT.

A família de D'Agostini Lins tem fazendas na região oeste baiano, que é polo produtor de commodities agrícolas, como soja, milho e algodão.

Nas redes sociais, a ruralista faz campanha aberta e ecoa o discurso de ódio e as fake news propagadas por Jair Bolsonaro, como os ataques às urnas eletrônicas e o tratamento "preventivo" para a Covid.

O vídeo foi gravado por Roseli após a sabatina de Lula no Jornal Nacional, em 25 de agosto. Em entrevista, o ex-presidente declarou que há setores retrógrados do agronegócio que são contrários à preservação do meio ambiente, mas que também há grandes empresários e exportadores brasileiros preocupados com o desmatamento no país.