SETE DE SETEMBRO

Monitoramento da USP apontou 64 mil pessoas em Copacabana e 32 mil na Paulista

De acordo com método chamado Point to Point Network, que analisou 24 fotos aéreas, o número ficou muito aquém do anunciado pelas redes bolsonaristas

Foto do monitoramento em Copacabana.Créditos: EACH/USP
Escrito en POLÍTICA el

Levantamento do grupo "Monitor do debate político", da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, calculou quantas pessoas estiveram na Praia de Copacabana e na avenida Paulista durante as manifestações de 7 de Setembro.

De acordo com os pesquisadores, que processaram 24 fotos próprias em um programa com o método chamado Point to Point Network, o número ficou muito aquém do anunciado e propalado pelas redes bolsonaristas.

Na Avenida Atlântica, na altura do Posto 6, onde ocorreu a manifestação, na Praia de Copacabana, o software contou 64.632 pessoas.

O mesmo monitoramento contou 32 mil pessoas na avenida Paulista. Os dois levantamentos foram feitos no auge das respectivas manifestações.

Bolsonaristas vão reclamar

“Os bolsonaristas vão reclamar, mas estamos seguros que esse é o número. Pode soar pequeno, mas isso ocorre porque ficamos acostumados a estimativas sem embasamento que, por muitos anos, superestimaram o número de manifestantes. Como pesquisador dessa área, posso assegurar que o ato de hoje foi muito grande, comparativamente falando. As imagens falam por si”, disse Pablo Ortellado, que coordenou o levantamento com o pesquisador Márcio Moretto.

 Os pesquisadores dizem que o erro percentual absoluto médio na contagem do público é de 12% para mais ou menos em imagens aéreas com mais de 500 pessoas.

Com informações do Pulso, do Globo