LULA PRESIDENTE

Histórico: Lula vai as lágrimas e recebe faixa de indígena, mulher, criança e pessoa com deficiência

Presidente da República subiu a rampa do Palácio do Planalto em cerimônia marcada por representatividade e emoção

Lula recebe a faixa presidencial.Créditos: Mídia Ninja
Escrito en POLÍTICA el

Oficialmente empossado como presidente da República neste domingo (1), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) protagonizou mais um momento histórico. O mandatário subiu a rampa do Palácio do Planalto proporcionando uma cena inédita, "como nunca antes na história deste país". 

Diante da ausência de Jair Bolsonaro, que fugiu para os Estados Unidos, o novo chefe do Executivo cumpriu o rito tradicional acompanhado de representantes de diferentes segmentos da sociedade civil: o menino Francisco Carlos do Nascimento e Silva, de 10 anos, morador de Itaquera, em São Paulo (SP); Aline Sousa, catadora de materiais recicláveis; Carique Raoni, uma das lideranças indígenas mais respeitadas do mundo; Wesley Rocha, metalúrgico; Murilo Jesus, professor; Jucimara Santos, cozinheira; Ivan Baron, jovem LGBT que tem paralisia cerebral; e Flávio Pereira, artesão. 

Também subiram a rampa ao lado de Lula a esposa do presidente, Rosângela Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e sua companheira, Lu Alckmin, além da cachorrinha do novo mandatário, a Resistência. 

Ao receber a faixa, que passou por cada uma das mãos dos representantes da sociedade civil até Aline Souza, o presidente se emocionou e foi à lágrimas. 

Na sequência, Lula discursou no parlatório do Palácio do Planalto. Leia aqui a íntegra do pronunciamento. 

Assista à cena