COMO NUNCA ANTES NA HISTÓRIA...

Lula toma posse para, mais uma vez, tirar o Brasil do mapa da fome; veja a programação

Reconstrução do Brasil, dizimado após o golpe, será o foco do discurso de Lula, que receberá seu terceiro diploma de Presidente da República.

Lula em foto histórica após vitória nas urnas em 30 de outubro de 2022.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Ao subir a rampa pela terceira vez para receber a faixa presidencial e discursar no parlatório do Palácio do Planalto, às 16h20 deste domingo (1º), Lula (PT) vai retomar a missão cumprida há 13 anos atrás, quando tirou o Brasil do mapa da fome ao encerrar seu segundo mandato com 82% de aprovação, e voltar à Presidência da República com a missão de unir e reconstruir o país, que foi dizimado desde o golpe de 2016, em especial nos últimos quatro anos, com a ascensão do governo de ultradireita fascista de Jair Bolsonaro (PL).

Esse será o principal foco de seu discurso. Lula vai falar principalmente aos brasileiros mais pobres, sobre as medidas que tomará logo nos primeiros dias de governo, quando pretende montar uma nova base de proteção social e revogar medidas de Bolsonaro que influenciaram na violência - principalmente os decretos para armamento da população - e no desmatamento da Amazônia, outro dos temas prioritários de seu terceiro mandato.

A festa em Brasília começa nas primeiras horas da manhã, mas o rito da posse terá início oficialmente às 14h30, quando Lula e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), vão desfilar de carro aberto pela Esplanada dos Ministério, em um trajeto de 1,4 km, até o Congresso Nacional.

Dez minutos depois, acompanhados das esposas Janja e Lu Alckmin, Lula e Alckmin vão participar da sessão solene para receber os diplomas de presidente e vice-presidente.

No Congresso, Lula fará seu primeiro discurso, direcionado principalmente aos parlamentares e autoridades.

Lula deve estrear o terceiro volume do Livro Histórico de Posse Presidencial, que efetiva a posse, e começou a ser escrito em 1891 pelo Marechal Deodoro da Fonseca.

A cerimônia deve durar cerca de 50 minutos e será transmitida ao vivo pela TV Fórum no Youtube.

Às 16h05, Lula e Alckmin vão receber as honras militares e acompanhar a execução do hino nacional na saída do Congresso.

Quinze minutos depois, os dois sobem a rampa do Palácio do Planalto, onde Lula receberá a faixa presidencial e fará seu segundo discurso, no parlatório, desta vez dirigido ao povo brasileiro.

Em seguida, já como Presidente da República, Lula dará posse aos ministros de seu governo e pode assinar os primeiros atos de seu terceiro mandato.

Na agenda oficial, às 18h, o presidente vai participar de um jantar com autoridades no Itamaraty. No entanto, Lula deve passar pelos palcos do Festival do Futuro, na Esplanada dos Ministérios, para saudar o povo presente na posse.

Festival do Futuro

Paralelo à agenda oficial, o Festival do Futuro começa logo cedo, às 10h, com um cortejo de manifestações populares, relembrando a invasão do povo na primeira posse de Lula em 2002.

Veja a programação do festival.

  • 10h: Cortejo de manifestações populares
  • 11h: Show "Brasília de todos os ritmos"
  • 12h30: Kleber Lucas Convida: Clóvis Pinho, Leonardo Gonçalves, Mn Mc e Sarah Renata
  • Intervalo para o desfile presidencial
  • 15h50: Juliano Maderada e Banda
  • Intervalo para as solenidades
  • 18h30: "Futuro Ancestral", com Drik Barbosa, Marissol Mwab, Ellen Oléria, Fioti, Gog, Rael, Rappin Hood e Salgadinho
  • 19h40: "Outra Vez Cantar", com Alessandra Leão, Chico César e Geraldo Azevedo, Fernanda Takai, Francisco El Hombre e Luê, Flor Gil, Johnny Hooker, Lirinha, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz e Thalma De Freitas
  • 20h55: "Amanhã Vai Ser Outro Dia", com Aline Calixto, Fernanda Abreu, Jards Macalé, Maria Rita, Martinho Da Vila, Paula Lima, Leoni, Renegado, Rogeria Holtz, Teresa Cristina, Romero Ferro, Zélia Duncan e Delacruz
  • 22h50: BaianaSystem convida Margareth Menezes
  • 0h10: Gaby Amarantos convida Aíla, Kâe Guajajara e Jaloo
  • 1h10: Duda Beat convida Almerio, Doralyce, Luedji Luna e Zé Ibarra
  • 2h10: Pabllo Vittar convida Lukinhas e Urias
  • 3h10: Valesca Popozuda convida Mc Marks e Mc Rahell

Temas