TORTURADOR E ASSASSINO DA DITADURA

Quem é o primo do torturador coronel Ustra levado por Bolsonaro em comitiva aos EUA

Coronel da ativa do Exército, Marcelo Ustra da Silva Soares, está lotado no GSI e fez ataques ao STF nas redes usando imagem do primo-avô: "Carlos Alberto Brilhante Ustra faria Alexandre de Moraes usar fraldas".

Marcelo Ustra, sobrinho do torturador Coronel Ustra, e a publicação atacando Moraes.Créditos: Facebook
Escrito en POLÍTICA el

A execrável "homenagem" ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, torturador e assassino confesso da Ditadura Militar, durante seu voto no golpe contra Dilma Rousseff (PT), em abril de 2016 é apenas um episódio do longo enlace entre o ex-presidente e o militar sanguinário.

Reportagem de Paulo Motoryn, no site Brasil de Fato nesta segunda-feira (16), revela que Bolsonaro levou à tiracolo na comitiva em que fugiu para os Estados Unidos para não passar a faixa presidencial a Lula o sobrinho do torturador, o coronel da ativa do Exército Marcelo Ustra da Silva Soares.

O militar é  dos 24 servidores do Poder Executivo Federal que embarcaram na viagem do ex-presidente entre 28 e 30 de dezembro de 2022, segundo o Portal da Transparência.

Marcelo, que está lotado no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) viajou como "integrante da equipe de segurança em apoio à viagem familiar do sr. Presidente da República no dia 28 de dezembro, com retorno previso para o dia 1º de janeiro.

Marcelo Ustra da Silva Soares é bisneto de Celanira Martins Ustra, avó de Brilhante Ustra, e foi levado ao GSI pelo general Augusto Heleno. 

“A nomeação não tem absolutamente nada a ver com indicação, com família. É uma nomeação de um plano normal de seleção dentro do Exército”, disse o militar à coluna de Guilherme Amado em julho de 2021, quando foi divulgada a informação.

Meses depois, em dezembro de 2021, Marcelo Ustra da Silva Soares foi promovido ao posto de coronel do Exército "por merecimento". Ele era major da Cavalaria e, antes de chegar à Presidência, servia no Rio Grande do Sul.

Em seu perfil no Facebook, Marcelo Ustra também "homenageia" o primo-avô e ataca Alexandre de Moraes ao compartilhar um vídeo no dia 25 de novembro passado.

"Cel. Carlos Alberto Brilhante Ustra faria Alexandre de Moraes usar fraldas. Era só o Alex de Moraes passar uma noite conversando com Ustra no Doi-Codi", diz o texto em um vídeo com imagem de Ustra. 

Nascido em Porto Alegre, Marcelo ustra também fez publicações com Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão (Republicanos) na rede.