CORRUPÇÃO

Bolsonaro tenta justificar esquema de "rachadinha do Planalto" e dá resposta inacreditável

Investigação aponta para esquema de lavagem de dinheiro e prática de caixa 2 no gabinete presidencial

Bolsonaro tenta justificar esquema de "rachadinha do Planalto" e dá resposta inacreditável.Créditos: Isac Nóbrega/PR
Escrito en POLÍTICA el

Reportagem publicada nesta sexta-feira (20) no site Metrópoles revelou um esquema que já recebeu o nome de "rachadinha do Planalto", onde o conhecido Tenente Cid era o responsável por sacar dinheiro em boca de caixas eletrônicos e pagar com espécie despesas da família Bolsonaro.

A investigação, que está sob comando do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, trabalha com a suspeita de lavagem de dinheiro e outros crimes. 

Outro fato revelado pela matéria e que chamou atenção foi que a ex-primeira-dama utilizava o cartão de crédito de Rosimary Cardoso Cordeiro, amiga de longa de data de Michelle Bolsonaro. O empréstimo do cartão também é investigado. 

Diante da repercussão da reportagem, o ex-presidente Bolsonaro entrou em contato com o Metrópoles e apresentou uma justificativa inacreditável sobre o empréstimo do cartão de crédito. 

Segundo Bolsonaro, Rosimary e Michelle "são amigas há mais de 15 anos" e a ex-primeira-dama usou o cartão de Cordeiro porque o seu cartão "não tinha limite disponível". 

"A primeira-dama utilizou o cartão adicional de uma amiga de longa data. A utilização se deu porque a Michelle não possuía limites de crédito disponíveis. A última utilização foi em julho de 2021, cuja fatura resultou em R$ 408,03", declarou Bolsonaro ao Metrópoles. 


Ação no STF sinaliza que Bolsonaro fazia “rachadinha” no Planalto

 

Reportagem publicada nesta sexta-feira (20) no site Metrópoles dá conta de que investigações que correm no Supremo Tribunal Federal (STF), sob o comando do ministro Alexandre de Moraes, revelam que o tenente-coronel do Exército Mauro Cesar Barbosa Cid, conhecido como o "Coronel Cid", operava um esquema de Caixa 2 dentro do Palácio do Planalto. 

O coronel Cid acompanhava o ex-presidente Bolsonaro em quase todas as suas atividades, dentro e fora do Palácio, e era o responsável pelo telefone celular de Bolsonaro. Além de cuidar de tarefas ordinárias do dia a dia, Cid também era responsável por pagar as contas. 

Segundo matéria do Metrópoles, entre os achados colhidos pelos policiais que estão trabalhando com o ministro Alexandre de Moraes, estão pagamentos, com dinheiro do tal caixa informal gerenciado pelo tenente-coronel, faturas de um cartão de crédito emitido em nome de uma amiga de Michelle Bolsonaro que era usado para custear despesas da ex-primeira-dama. 


Rachadinha federal 

 

O tenente Cid se tornou alvo dos inquéritos, que atuam em diversas frentes, tocado pelo ministro Alexandre de Moraes. Segundo matéria da Folha de S. Paulo, a investigação do STF encontrou mensagens de textos, imagens e áudios no celular do oficial do Exército que levaram os investigadores a suspeitarem das transações financeiras realizadas por ele. 

Diante disso, Moraes autorizou quebras de sigilos que permitiram revirar pelo avesso as operações realizadas pela equipe do tenente-coronel, a maioria delas com dinheiro em espécie, na boca de um caixa de uma agência bancária localizada dentro do Palácio do Planalto. 

As investigações apontam que Cid centralizava recursos que eram sacados de cartões corporativos do governo ao mesmo tempo em que tinha a incumbência de cuidar do pagamento, também com dinheiro vivo, de diversas despesas do clã presidencial, incluindo contas de familiares da então primeira-dama Michelle Bolsonaro. 

De acordo com informações do Metrópoles, os policiais que trabalham no caso se depararam com um modus operandi que lembra o mesmo que foi adotado pela família Bolsonaro antes da chegada ao Palácio do Planalto e que ficou conhecido como "esquema das rachadinhas", operado pelo então deputado estadual Flávio Bolsonaro (PL-RJ), hoje senador. 

Ou seja, o esquema operado por Cid segue o mesmo padrão: saques em espécie, pagamentos em espécie e uso de funcionários de confiança nas operações. Ou seja, "rachadinha do Palácio do Planalto". 

A investigação também aponta para lavagem dinheiro: chamou atenção a origem de parte dos recursos que o oficial e seus homens manejavam: além do montante sacado a partir de cartões corporativos que eram usados pelo staff da Presidência, surgiram indícios de que valores provenientes de saque feitos por outros militares ligados a CID e lotados em quarteis de fora de Brasília eram repassados ao tenente-coronel.

Assim como Fabrício Queiroz foi identificado como o faz tudo de Flávio Bolsonaro, a investigação conduzida por Alexandre de Moraes apreendeu imagens de vídeo de pessoas da equipe de Cid, que eram responsáveis por quitar - também em espécie, assim como Fazia Queiroz -, os boletos do ex-presidente Jair Bolsonaro, da ex-primeira-dama Michelle e seus familiares. 

 

Bolsonaro e o elo com os terroristas 


 
A reportagem do Metrópoles também revela que áudios e textos encontrados durante a investigação mostram que o tenente-coronel Cid era o elo entre Bolsonaro e vários terroristas que vinham organizando os ataques do dia 8 de janeiro. 

Além disso, Cid mantinha contato frequente com Allan dos Santos, blogueiro investigado no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos e que está foragido nos EUA e que teve prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes. 

Antes de deixar o governo, Bolsonaro exonerou Cid, que foi designado pelo Exército para comandar o 1º Batalhão de Ações e Comandos, o 1º BAC, uma das unidades do prestigiado Comando de Operações Especiais.

A investigação também aponta para Rosimary Cardoso Cordeiro, atualmente lotada no gabinete da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que emprestava o seu cartão de crédito para Michelle Bolsonaro. Ao Metrópoles, ela declarou que se tratava de "algo pessoal".