VAI SER EXPOSTO

Ministro da CGU de Lula avisa: tudo pronto para levantar sigilos de 100 anos de Bolsonaro

Vinícius Marques de Carvalho tomou posse e anunciou criação do grupo técnico solicitado por Lula para rever as restrições a inúmeras informações impostas por Bolsonaro; "Transparência é regra"

Lula e Vinícius Marques de Carvalho, novo ministro da Controladoria-Geral da União.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Vinícius Marques de Carvalho, novo ministro indicado pelo presidente Lula (PT) para a Controladoria-Geral da União (CGU), assumiu a pasta nesta terça-feira (3) e, em seu discurso, anunciou que já formou um grupo técnico que vai dar início ao processo de abertura dos sigilos de 100 anos impostos por Jair Bolsonaro (PL) a inúmeras informações de interesse público. 

A quebra desses sigilos é uma promessa de campanha de Lula. Logo que tomou posse, no último domingo (1), o mandatário assinou um pacote de decretos e medidas provisórias e, entre elas, está a que retoma a transparência da administração federal - solicitando que a CGU reavalie em até 30 dias, junto a este grupo técnico já constituído, os sigilos de maior relevância. 

"Houve uso indiscriminado e indevido do sigilo para supostamente proteger dados pessoais ou sob o falso pretexto de proteção da segurança nacional e da segurança do Presidente da República", disse Vinícius Marques de Carvalho em seu pronunciamento de posse na CGU. 

"A partir de hoje, a Lei de Acesso à Informação voltará a ser cumprida. O Portal da Transparência voltará a desempenhar o seu papel. Não há democracia sem um estado transparente, aberto ao dialogo e o controle social, onde o sigilo não é a regra", declarou ainda o ministro. 

Bolsonaro em pânico

A assinatura da medida provisória de Lula que visa derrubar os sigilos chegou até Jair Bolsonaro, que está em Orlando, na Flórida (EUA). Segundo informações do IG, o ex-presidente entrou em desespero pois há muitas informações que, quando vierem a público, podem ser utilizadas em eventuais investigações criminais contra ele. 

Em pânico, Bolsonaro avisou a apoiadores que pretende ir à Justiça contra Lula e o governo federal caso os sigilos sejam derrubados. 

Em um grupo do PL no WhatsApp, Bolsonaro declarou que "não vai aceitar liberarem o conteúdo" de sua caderneta de vacinação e que, caso isso ocorra, vai processar o atual governo. 

Membros do PL, que revelaram o desespero de Bolsonaro ao IG, acreditam que o ex-presidente Bolsonaro se vacinou contra a Covid e por isso está em pânico com a possibilidade da divulgação de sua caderneta de vacinação.