GOVERNO FORMADO

Lula convoca primeira reunião ministerial no Palácio do Planalto

Presidente já despacha na sede do governo enquanto parte do bolsonarismo crê na narrativa absurda de que o general Heleno estaria no comando do país

Lula em reunião com Alexandre Padilha no Palácio do Planalto.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Desde que tomou posse no último domingo (1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem cumprindo uma agenda intensa de trabalho. Em todos os dias da semana o mandatário teve compromissos: se reuniu com chefes de Estado e representantes de governos estrangeiros, teve encontros individuais com novos ministros e foi ao velório do Rei Pelé em Santos (SP)

Nesta quarta-feira (4), Lula já começou a despachar no Palácio do Planalto - após sua equipe ter que contratar um chaveiro para abrir as portas do terceiro andar, onde fica o gabinete da presidência, pelo fato de Jair Bolsonaro ter trancado o local e sumido com as chaves.

A sede do governo, antes de ser ocupada pelo novo presidente, passou por uma varredura feita pela Polícia Federal contra grampos, escutas e possíveis ameaças. O petista também já fez uma primeira visita ao Palácio do Alvorada, residência oficial da presidência e para onde deve se mudar em breve. 

Após editar os primeiros decretos e medidas provisórias, que revogam algumas políticas de Bolsonaro, como a que flexibilizou o acesso às armas, e cumpre promessas de campanha, o chefe do Executivo já convocou sua primeira reunião ministerial com todos os 37 membros do primeiro escalão de seu governo. Será na próxima sexta-feira (6), às 9h30, no próprio Palácio do Planalto

O delírio bolsonarista de que Heleno "despacha do Planalto"

Com um foragido Jair Bolsonaro (PL) pensando que ainda é presidente, a horda de lunáticos segue firme em frente aos quartéis-generais protagonizando mais cenas hilárias.

Bolsonaristas, enquanto Lula governo, vêm encampando a tese absurda de que quem manda no Brasil hoje é o general Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que foi destituído do cargo no dia 30 de dezembro, assim que Hamilton Mourão (Republicanos) assumiu a Presidência diante da fuga de Bolsonaro.

"A ordem que veio de Brasília é a seguinte... Você que está ai desanimado, achando que está tudo perdido, vocês podem estar muito enganados. O general Heleno está, nesse momento, despachando de dentro do Palácio da Alvorada. Ninguém está mandando nesse país a não ser o general Heleno", diz, por exemplo, um fanático apoiador de Bolsonaro em vídeo que circula nas redes sociais.