"ARRIMO DE FAMÍLIA"

Anielle Franco entrega lista de mulheres pretas a Simone Tebet após declaração desastrosa; veja vídeos

Ministra da Igualdade Racial, Anielle discursou antes da posse de Simone Tebet no Ministério do Planejamento, e lembrou Benedita da Silva, Luiza Barros, Lélia Gonçalves, Angela Davis e a irmã, Marielle Franco.

Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, e Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco entregou à colega Simone Tebet, que assumiu o comando do Ministério do Planejamento nesta quinta-feira (5), uma lista formulada pelo movimento "Elas no Orçamento" com mulheres pretas com "capacidade, habilidades e competências técnicas" para atuar na área de finanças públicas.

A lista foi entregue antes da posse de Tebet no ministério e um dia depois de uma declaração desastrosa da medebista, que disse que quer ter mulheres pretas em seu ministério, mas é "muito difícil" pois elas "normalmente são arrimo de família".

"Acho que a gente tem que prezar acima de tudo pela diversidade. Estou indo para uma pasta que hoje ainda é extremamente masculina. Quero não só ter mulheres, mas mulheres pretas. E a gente sabe, lamentavelmente, que mulheres pretas normalmente são arrimo de família. Trazer de fora de Brasília é muito difícil", disse Tebet.

Anielle, compôs a mesa de posse de Tebet e discursou antes da colega, buscando refazer o mal estar causado pela declaração desastrosa e preconceituosa do dia anterior.

Em sua fala, Anielle listou diversas mulheres negras que estiveram "na linha de frente da construção desse país", entre elas a irmã, a vereadora Marielle Franco, assassinada durante o exercício do mandato em março de 2018.

"Nós, mulheres negras, sempre estivemos na linha de frente da construção desse país. Sempre. Entregando dedicação e cuidado em todas as atividades que exercemos. Quando estamos no serviço publico, isso também não vai ser diferente", disse a ministra da Igualdade Racial, antes de listar os nomes.

"Cito aqui Luiza Bairros, Lélia Gonçalves, Benedita da Silva, Marielle Franco e tantas outras que atuaram e atuam no serviço público", emendou.

No discurso, replicado em parte no Twitter, Anielle ainda lembrou uma frase simbólica da ativista Angela Davis.

"Quando uma mulher negra se move, toda a estrutura da sociedade se move junto. Estamos trabalhando muito pra garantir que nossa ocupação legítima seja uma realidade nesse governo. Vamos juntos por justiça e reparação em todos os lugares".