AÇÃO ENTRE AMIGOS

Bolsonaro beneficiou ONG de José Aldo, dono da mansão onde ex-presidente se hospeda

O ex-lutador de MMA é bolsonarista desde as eleições de 2018, quando chegou a gravar um vídeo em apoio ao então candidato de extrema direita

Bolsonaro e José Aldo: velhos amigos.Créditos: Reprodução/Facebook
Escrito en POLÍTICA el

Proprietário da mansão na Flórida, nos Estados Unidos, onde Jair Bolsonaro (PL) está hospedado desde que fugiu do Brasil, em 30 de dezembro, o ex-lutador de MMA, José Aldo, foi beneficiado pelo ex-presidente durante o período eleitoral.

O governo do ex-presidente assinou um convênio que prevê repasse de R$ 200 mil do Ministério da Cidadania ao Instituto JAJ, ONG presidida por José Aldo. O acordo, que prevê a realização da Copa Cidadania de Jiu-Jitsu, no Rio de Janeiro (RJ), foi assinado em 5 de outubro de 2022, entre o primeiro e o segundo turnos das eleições.

A proposta para a formulação do convênio foi feita por intermédio de uma emenda parlamentar individual do deputado federal bolsonarista Felício Laterca (PP-RJ), de acordo com reportagem de Paulo Motoryn, no Brasil de Fato.

Conforme o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), o repasse de R$ 199.998,55 deve ser feito em parcela única, por intermédio da Secretaria Nacional de Esportes (no governo Lula, a pasta voltou a ser ministério, tendo à frente Ana Moser).

Governo Bolsonaro deixou o valor reservado para ONG do amigo

O pagamento à ONG de José Aldo ainda não foi finalizado, pois o Instituto JAJ apresentou uma conta bancária do Banco do Brasil que precisa ser regularizada para receber a quantia. Mesmo assim, o valor já foi reservado pelo governo anterior e não pôde de ser investido em outras iniciativas.

O acordo aponta que o projeto de José Aldo tem data para ser finalizado: até 5 de outubro de 2023. A data-limite para prestação de contas é 4 de dezembro. Não há confirmação se o convênio será mantido no governo Lula (PT).

José Aldo é apoiador de Bolsonaro desde as eleições de 2018, quando gravou vídeo de apoio ao então candidato a presidente.