Em meio a debates acalorados, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e defensores do atual governo Lula estão engajados em uma contenda online. Tudo isso devido a uma consulta pública aberta pelo Senado Federal sobre o Projeto de Lei (PL) proposto por Hamilton Mourão (PL-RS), que visa conceder anistia aos envolvidos nos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023.
A enquete, hospedada no site E-Cidadania do Senado, tem gerado intensa discussão, pois representa uma oportunidade para o público manifestar sua opinião sobre a proposta. No entanto, é importante destacar que a consulta não determina automaticamente se o projeto será votado nem influencia o voto dos senadores. Seu objetivo é "sinalizar a opinião do público que participou da consulta, de modo a contribuir com a formação de opinião de cada senador."
Para participar, basta clicar neste link e escolher entre as opções "sim," caso concorde com o projeto, ou "não," caso discorde.
Desespero bolsonarista
A questão levantada por essa consulta pública é particularmente relevante para os bolsonaristas, já que muitos deles enfrentam processos legais, prisões ou investigações devido ao seu envolvimento direto ou indireto nos protestos antidemocráticos que ameaçaram o Estado de Direito.
Por essa razão, a consulta online do Senado se tornou um campo de batalha virtual desde segunda-feira (23), com defensores tanto do ex-presidente Jair Bolsonaro quanto do governo de Luiz Inácio Lula da Silva fazendo campanha nas redes sociais para conquistar votos "sim" ou "não" em relação à proposta de anistia para os envolvidos nos atos golpistas.
Diante do aumento expressivo de votos "não" na consulta pública, bolsonaristas têm levantado a questão de uma possível "fraude" na votação, evocando lembranças das eleições de 2022, quando contestaram a vitória do presidente Lula. Muitos deles estão pedindo uma "auditoria" na consulta pública.
Exemplo disso é o perfil "Radar Brasil," que, por meio do antigo Twitter, escreveu: "Solicitei, por e-mail, ao dep. @nikolas_dm e aos senadores @cleitinhotmj e @carlosaviana, ambos de MG, que peçam uma auditoria nos votos apresentados na página da consulta pública relativa ao PL 5064/2023 do senador Mourão. Essa quantidade de votos NÃO é muito estranha."
Várias outras contas de bolsonaristas na rede social têm feito a mesma reclamação e acionado parlamentares solicitando uma "auditoria" na consulta pública.
Confira