ELEIÇÕES EM SÃO PAULO

Kim Kataguiri perto de ser escanteado pelo União Brasil em apoio a Ricardo Nunes

Pré-candidatura do deputado federal e líder do MBL à prefeitura de São Paulo nem começou e já dá sinais de que não vai vingar; partido dele prefere apoiar reeleição do atual prefeito

Créditos: Agência Câmara (Cleia Viana) - Kim Kataguiri vai levar uma rasteira do União Brasil
Escrito en POLÍTICA el

A candidatura do deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) à Prefeitura de São Paulo nem começou e já dá sinais de que não deve vingar.

De acordo com a Coluna do Estadão desta segunda-feira (25), o parlamentar, um dos fundadores do grupo de extrema direita Movimento Brasil Livre (MBL), encontra resistência no partido à sua pré-candidatura.

A ideia, segundo o jornalão paulista, é dar corda para Kataguiri, mas na hora da candidatura oficial, deixá-lo sem legenda.

Os planos do União Brasil, diz o Estadão, incluem manter posições na prefeitura e pleitear o cargo de vice na chapa de Ricardo Nunes (MDB). Na última sexta-feira (22), o prefeito nomeou o deputado federal da legenda, Felipe Becari, como secretário municipal de Esportes.

O partido detém ainda a área de Transportes no modelo “porteira fechada”, o que dá à legenda o controle das diretorias da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a da SPTrans.

Kataguiri não vai desistir fácil

Kataguiri, no entanto, não dá sinais de que vai largar o osso com muita facilidade. Ele angariou o apoio do atual prefeito da capital baiana, Bruno Reis, e do ex-ministro da Educação, Mendonça Filho (PE).

Os dois colegas de partido o ajudaram a elaborar parte do seu plano de governo. Ele também conta com apoio de parte da bancada federal.

Não há brechas na lei eleitoral para que Kataguiri mude de partido. A janela partidária, que se abre sete meses antes da eleição, pode ser utilizada apenas por vereadores no ano que vem. Para o deputado conseguir ser candidato por outra legenda ele precisa que o União Brasil concorde com a saída dele.

Qualquer vacilo, Kataguiri pode perder até mesmo a cadeira na Câmara dos Deputados.

Prévias do MBL

Kataguiri foi lançado como pré-candidato do MBL à Prefeitura de São Paulo depois de vencer uma eleição interna realizada no dia 3 de junho. Com 9.951 membros votantes, o deputado federal obteve 56,1% dos votos.

O parlamentar venceu as prévias que disputava com o também colega de partido, o deputado estadual Guto Zacarias, que é vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

No entanto, como reforça essa informação do Estadão, ao longo desses meses o União Brasil segue mantendo apoio à reeleição de Nunes (MDB). O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite (União Brasil), dirigente da legenda, é apoiador do atual prefeito.

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar