COMEÇOU BEM

Lula tem resultados excelentes em 1ª pesquisa Genial/Quaest sobre avaliação de governo

Com apenas 1 mês e meio de mandato, presidente já atinge índices melhores que seu antecessor e cria expectativas positivas entre a população; confira

Lula começa bem o governo na percepção da população.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

A consultoria Quaest, em parceria com a Genial Investimentos, divulgou nesta terça-feira (14) a primeira pesquisa de avaliação do governo Lula. Com apenas um mês e meio de mandato, o presidente apresentou resultados que podem ser considerados excelentes, com índices, em diferentes recortes, melhores que os de seu antecessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Segundo o levantamento, 40% da população avalia o governo Lula como positivo, enquanto 24% considera regular e outros 20% negativo. 16% dos entrevistados não sabem ou não responderam. A nível de comparação, em outubro de 2022, véspera do segundo turno da eleição presidencial, o governo do então presidente Jair Bolsonaro foi avaliado positivamente por 37%, enquanto 26% avaliavam como regular e 35% como negativo.

Os entrevistados também foram questionados sobre suas expectativas com relação ao novo governo. Para 60%, o governo Lula será melhor que o de Bolsonaro. 8% acham que a administração será igual e outros 27% acreditam que será pior. 

A maior parte da população (53%) também considera que o governo Lula será melhor que os anteriores. 

Lula atinge um ótimo índice com relação ao seu comportamento como presidente. 65% dos entrevistados aprovam a conduta do mandatário, enquanto apenas 29% reprovam. 

O levantamento revela, ainda, que 64% acreditam que Lula se importa com pessoas como elas. 33% não acreditam e 3% não sabem ou não responderam. 

A pesquisa Genial/Quaest contou com 2.016 entrevistas presenciais, feitas com pessoas maiores de 16 anos, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, em 120 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.