TERROR BOLSONARISTA

Lula diz que Bolsonaro "preparou um golpe"; denúncia de Do Val será usada para torná-lo inelegível

"Eu tenho certeza que o Bolsonaro participou ativamente disso e ainda está tentando participar. Ele é um cidadão quase que um psicopata", disse Lula em entrevista à Rede TV!

Lula em entrevista a Kennedy Alencar na Rede TV!.Créditos: Reprodução / Rede TV
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar na Rede TV! - emissora que serviu de alicerce ao bolsonarismo e mudou a linha editorial após as eleições - divulgada na madrugada desta sexta-feira (3), o presidente Lula disse "em alto e bom som" que seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), "preparou um golpe".

"Esse cidadão preparou um golpe. Hoje eu tenho consciência, vou dizer aqui em alto e bom som, esse cidadão preparou um golpe", disse Lula na entrevista que foi ao ar no mesmo dia em que o senador Marcos do Val (Podemos-ES) disse ter participado de uma reunião com Bolsonaro e Daniel Silveira (PTB-RJ) em que foi tramado um golpe de Estado.

Lula ainda afirmou ter "certeza" que Bolsonaro participou "ativamente" do planejamento dos atos terroristas ocorridos no dia 8 de janeiro, que deveriam ocorrer no dia 1º, durante a posse presidencial.

"Eles queriam fazer aquela bagunça no dia 1º de Janeiro, mas eles perceberam que não dava porque tinha muita polícia e muita gente na rua", afirmou Lula.

"Eu tenho certeza que o Bolsonaro participou ativamente disso e ainda está tentando participar. Ele é um cidadão quase que um psicopata. Ele não pensa, não raciocina. Ele vomita as coisas", emendou.

Aliados do presidente pretendem usar a denúncia apresentada por Do Val, que prestou depoimento e entregou o telefone celular à Polícia Federal, para reforçar as acusações contra Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e torná-lo inelegível.

Segundo Malu Gaspar, no jornal O Globo, aliados de Lula vão pedir que a denúncia de golpe feita pelo senador seja incluída na ação em que Bolsonaro é investigado pelos sucessivos ataques ao sistema eleitoral, que resultaram nos atos terroristas de 8 de janeiro.

Os advogados ainda devem requerer a inclusão de um trecho da palestra de Bolsonaro realizada na última terça-feira (31) nos EUA, em que o ex-presidente diz que o governo Lula "não vai durar muito tempo".