RACHOU O CLÃ

Escândalo das joias: Valdemar sai em defesa de Michelle Bolsonaro e irrita clã

A ex-primeira-dama alega que jamais teve conhecimento sobre as joias supostamente presenteadas pelos sauditas e, assim, coloca o ex-marido na ‘cena do crime’

Valdemar Costa Neto e Michelle Bolsonaro.Escândalo das joias: Valdemar sai em defesa de Michelle Bolsonaro e irrita clãCréditos: Carlos Rudiney/PL
Escrito en POLÍTICA el

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, endossou publicamente a versão dada por Michelle Bolsonaro sobre o escândalo das joias avaliadas em R$ 16,5 milhões, supostamente dadas a ela por autoridades da Arábia Saudita, e que foram apreendidas pela Receita Federal em 26 de outubro de 2021 quando uma comitiva do Ministério de Minas e Energia, de Bento Albuquerque, tentou trazê-las ao país. O endosso causou mal-estar no clã Bolsonaro.

A ex-primeira-dama alega que jamais teve conhecimento sobre as joias e chegou a debochar da situação: “Sou sempre a última a saber”, declarou à imprensa. O problema é que foram divulgadas as imagens em que Albuquerque afirma a fiscais da Receita, na alfândega do aeroporto de Guarulhos, que ela seria a destinatária das joias. Ao negar, coloca o ex-marido na ‘cena do crime’.

A decisão de Valdemar em apoiar a versão de Michelle, além de causar um mal-estar no clã Bolsonaro, que teme que o caso desdobre para um pedido de prisão, também levanta rumores sobre o distanciamento do ex-casal presidencial. Em mais de uma ocasião, Valdemar foi apontado como um possível amante da ex-primeira-dama. Oficialmente são apenas aliados políticos e mantêm relações cordiais.

Já havia pressão para que o dirigente do PL saísse da defesa de Bolsonaro no caso do escândalo das joias. O próprio ex-presidente chegou a nomear Frederick Wassef como seu advogado, irritando a legenda. De acordo com a coluna de Alberto Bombig, do Uol, Valdemar estuda afastar-se de Jair, mas promete que não “deixará Michelle desprotegida”. Na sua opinião, ela é uma vítima no episódio.

Michelle teria dito a Valdemar que o ex-ministro usou seu nome sem consentimento na tentativa de liberar as joias em Guarulhos. Ele prontamente colocou os advogados do PL para defender a ex-primeira-dama e parece decidido em seguir com o projeto de transformá-la em uma potência eleitoral.

Já o clã Bolsonaro, composto pelo próprio Jair e seus três filhos mais velhos, Flávio, Eduardo e Carlos, avalia que Michelle estaria “fritando” o marido para defender-se em relação ao episódio das joias e levar adiante seu projeto político.