ANIELLE FRANCO

Anielle Franco é a primeira e única brasileira escolhida como “Mulher do Ano” da Time

“Estou muito feliz e não chego sozinha, esse reconhecimento não é só meu, é de todas as mulheres negras do Brasil”, comentou Anielle

Anielle Franco no Roda Viva.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en POLÍTICA el

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi a primeira e única brasileira eleita pela revista Time como uma das 12 mulheres do ano em 2023

A própria Anielle comentou a escolha: “muito orgulhosa e emocionada em ter sido a primeira e única brasileira indicada como "Mulher do Ano" entre as doze escolhidas pela revista norte-americana Time. Estou muito feliz e não chego sozinha, esse reconhecimento não é só meu, é de todas as mulheres negras do Brasil.”

Irmã de Marielle

Anielle é irmã de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro que foi morta em 2018, em um crime que até hoje não foi totalmente esclarecido.

A Time diz no perfil que “a ministra da Igualdade Racial do Brasil nunca planejou entrar na política”. “Então sua irmã foi assassinada”, destacou.

“A trágica história familiar, a personalidade calorosa e o uso hábil das mídias sociais transformaram Anielle, ora reservada, em uma líder improvável no movimento pelos direitos dos negros no Brasil”, descreveu a revista. (leia mais sobre o artigo).

Algumas escolhidas foram as atrizes Cate Blanchett e Angela Bassett, e as esportistas Ramla Ali e Megan Rapinoe.