NA LUTA

Contra privatização da Sabesp, movimentos sociais e deputado protestam no Dia da Água

Frente Parlamentar contra a privatização da SABESP é liderada pelo deputado Emídio de Souza (PT-SP)

Manifestações contra privatização da SABESP tem sido realizadas ao redor do estadoCréditos: Eduardo Metroviche/Sintaema
Escrito en POLÍTICA el

No dia 22 de março, o mundo celebra o Dia Mundial da Água. A data foi escolhida por movimentos sociais e pelos deputados estaduais de São Paulo que articulam a Frente Parlamentar contra a privatização da Sabesp.

O deputado estadual Emidio de Souza (PT-SP), que lidera a articulação de representantes, se reunirá com  diversas entidades para uma manifestação nesta quarta-feira, 22 de março. O protesto tem como fim protestar contra a iniciativa do governador Tarcísio de Freitas de tentar privatizar a empresa pública de água de São Paulo.

Dividido em duas etapas, a manifestação inicialmente está marcada para às 14h na frente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), seguida de um ato no Plenário Paulo Kobayashi. Na segunda-fase, ocorrerá o pré-lançamento da Frente Parlamentar.

Com a troca de legislatura, o grupo de deputados vai ser relançado e em breve deve ser oficializado. Por enquanto, a Frente não pode ser instituída por uma questão burocrática estabelecida pela mesa diretora da casa.

Segundo o documento, por dos novos deputados precisar ser incluídos no sistema interno, as propostas legislativas só poderão ser protocoladas a partir do dia 23 de março, ou seja, amanhã.

Coordenador da Frente Parlamentar contra a privatização da Sabesp na legislatura passada, o deputado Emidio de Souza já conseguiu o número suficiente de assinaturas para protocolar o pedido de constituição da Frente, mas aguarda o dia 23 para atender a determinação da Alesp.

A gestão Tarcísio considera a privatização da  Sabesp como uma de suas prioridades. Desde o início do mandato do novo governador, diversos protestos foram feitos em defesa da empresa pública que disponibiliza água para 28 milhões de pessoas no estado de SP.