CONFLITO ABERTO

Gleisi defende exoneração de Campos Neto da presidência do Banco Central

Presidenta do PT defende exoneração de presidente do BC com base em lei complementar que regula órgão

Gleisi propõe exoneração de Campos Neto com base em meta de inflaçãoCréditos: Alessandro Dantas/PT Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, defendeu a demissão do presidente do Banco Central através de suas redes sociais. Em um tweet feito nesta quinta-feira (30), a parlamentar paranaense afirmou que a lei brasileira prevê casos de demissão do chefe do órgão que define a taxa de juros.

De acordo com a lei complementar 179/21, o presidente da autarquia pode ser exonerado caso ocorra "comprovado e recorrente desempenho insuficiente para o alcance dos objetivos do Banco Central do Brasil".

Sob a gestão Campos Neto, o Brasil pode enfrentar pelo terceiro ano seguido uma inflação acima da meta estabelecida pelo governo, o que caracterizaria o caso previsto na legislação. 

"O BC tem por objetivo fundamental assegurar a estabilidade de preços.O Presidente e os Diretores do BC serão exonerados (...)quando apresentarem comprovado e recorrente desempenho insuficiente para o alcance dos objetivos do BC. 3* ano consecutivo a inflação estoura a meta!", tweetou Gleisi.

Segundo a legislação, o Conselho Monetário Nacional tem submeter ao presidente da República a proposta de exoneração. Compõem o CMN Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento), além do próprio Campos Neto. O pedido só poderia ser realizado em 2024, quando os resultados da meta de inflação forem analisados.

O presidente do BC avaliou o arcabouço fiscal apresentado hoje pela equipe econômica do governo como "bastante razoável" e tem se fragilizado na disputa sobre a Selic.