FLÁVIO DINO

Flávio Dino solicita formalmente à PF investigação sobre joias de Bolsonaro

A apuração, que deve começar imediatamente, ficará a cargo da Superintendência da PF em São Paulo, local onde as joias foram apreendidas

O ministro da Justiça, Flávio Dino.Créditos: Isaac Amorim/MJSP.
Escrito en POLÍTICA el

O ministro da Justiça Flávio Dino solicitou formalmente à Polícia Federal (PF) a "apuração de possíveis fatos criminosos" na tentativa do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de receber ilegalmente joias da Arábia Saudita.

As peças são avaliadas em R$ 16,5 milhões.

O documento, assinado pelo ministro e encaminhado ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, diz que "nos últimos dias, vieram a lume fatos relativos ao ingresso de joias de elevado valor em território nacional, transportadas por ex-ministro de Estado e um dos seus assessores, sem os procedimentos legais, conforme entendimento da autoridade administrativa competente".

"Havendo lesões a serviços e interesses da União, assim como à vista da repercussão internacional do itinerário em tese criminoso, impõe-se a atuação investigativa da Polícia Federal”, diz ainda.

Veja o documento abaixo:

Apuração imediata

A apuração, que deve começar ainda nesta segunda, ficará a cargo da Superintendência da PF em São Paulo pois é o local onde as joias foram apreendidas. O MPF (Ministério Público Federal) de Guarulhos foi acionado para acompanhar o caso.

Membros da Receita Federal e do Ministério Público Federal (MPF) se reúnem nesta segunda-feira para falar sobre o caso. A tendência é que seja unificada a investigação com a PF.

De acordo com Flávio Dino, o caso pode configurar crimes de descaminho, peculato e lavagem de dinheiro.