DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

VÍDEO: Nikolas Ferreira põe peruca e faz deboche criminoso contra mulheres; "Deputada Nicole"

Bolsonarista fez discurso transfóbico, o que configura crime, e ainda ridicularizou o conceito de lugar de fala

Nikolas Ferreira ridiculariza mulheres e faz discurso transfóbico.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Em vez de homenagear, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) decidiu atacar e debochar das mulheres em pleno Dia Internacional da Mulher. Durante sessão na Câmara nesta quarta-feira (8), o bolsonarista foi à tribuna, colocou uma peruca e fez discurso transfóbico, o que é considerado crime punível com até 3 anos de prisão, de acordo com entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF)

"Hoje é o Dia Internacional das Mulheres. A esquerda disse que eu não poderia falar porque eu não estava no meu local de fala. Então, solucionei esse problema aqui, ó. Hoje, eu me sinto mulher. Deputada Nicole", disparou o parlamentar, vestindo uma peruca. 

Na sequência, emendou um discurso transfóbico. "As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres. E para vocês terem ideia do perigo de tudo isso é que eles querem colocar uma imposição de uma realidade que não é a realidade". 

Nikolas Ferreira já responde pelo crime de transfobia na Justiça por ter chamado, em dezembro de 2022, a deputada Duda Salabert (PDT-MG), que é uma mulher trans, de "ele" e "homem". "Ele é homem. É isso o que está na certidão dele, independentemente do que ele acha que é", disse à época. 

Assista à cena desta quarta-feira

Reações

Após o discurso criminoso de Nikolas Ferreira, houve reação por parte da base aliada ao governo na Câmara. A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), por exemplo, cobrou punição ao bolsonarista. 

"Pr da Câmara Arthur Lira, disse na 1a sessão que atos desrespeitosos seriam punidos. Passou da hora de agir, o deboche e o ultraje ocupam o plenário. Ontem um companheiro foi alvo de chacota, hoje um deputado colocou peruca pra zombar das mulheres, mulheres trans e do feminismo", escreveu a petista através das redes sociais. 

Já a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) informou que acionará o Conselho de Ética da Câmara contra Nikolas Ferreira. "Sim, essa foi a fala transfóbica, machista, do bolsonarista Nikolas Ferreira, que teve a audácia de subir ao púlpito de PERUCA para falar imbecilidades. EM PLENO 8M!! Vai ser indiciado no Conselho de Ética", anunciou.