BIG TECHS

Google tira link que ataca PL das Fake News; ordem do governo ainda não foi cumprida

Ministério da Justiça determinou que gigante da internet assuma publicamente “que tem interesse econômico” ao se posicionar contra o tema, e quer “contrapropaganda” a favor

Créditos: Redes sociais/Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O Google já retirou o link que disponibilizou em destaque em sua página inicial no qual atacava o Projeto de Lei (PL) 2630, batizado de PL das Fake News. A determinação foi dada pelo governo federal, por meio do Ministério da Justiça, após a gigante da internet simplesmente tomar partido de uma questão política que influencia em seus ganhos financeiros e passar a fazer propaganda abertamente, como se tal postura fosse simplesmente uma “opinião”.

Desde a noite de segunda-feira (1°) a big tech passou a “intrometer-se” na questão política que está em discussão no Congresso Nacional, o que despertou a fúria dos setores que lutam pela aprovação do Projeto de Lei, uma vez que a empresa tem o poder de impulsionar e disseminar aquilo que é de seu interesse e de reduzir o alcance do que não é “do seu gosto”. Com isso, o ministro Flávio Dino determinou que o Google retirasse o tal link, que ele classificou como “propaganda”, e deu duas horas para que a gigante que domina os sistemas de buscas na internet coloque uma nota com a mesma abrangência que a anterior, mas desta vez falando positivamente sobre a matéria, o que funcionaria na prática como uma “contrapropaganda”.

No entanto, até o encerramento desta nota, às 16h15 desta terça (2), o Google ainda não havia disponibilizado o link em apoio ao PL 2630.