URGENTE

TRF-4 afasta Eduardo Appio de processos da Lava Jato

Tribunal atendeu a pedido feito pelo desembargador Marcelo Malucelli, "genro" de Sergio Moro

O juiz Eduardo Appio.Créditos: Justiça Federal de Curitiba
Escrito en POLÍTICA el

O Conselho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) afastou, nesta segunda-feira (22), o juiz federal Eduardo Appio de sua jurisdição na 13ª Vara Federal de Curitiba. Com a decisão, na prática, Appio não poderá mais conduzir os processos da operação Lava Jato.

LEIA TAMÉBEM: Afastamento do juiz Eduardo Appio pelo TRF-4 é "abuso inominável", diz Kakay

Ao afastar o juiz, o TRF-4 atendeu a uma representação protocolada pelo desembargador Marcelo Malucelli, da 8ª turma do tribunal, que acusou Appio de ameaça por um suposto telefonema feito ao seu filho, João Eduardo Barreto Malucelli, fora do horário de expediente do Judiciário. 

Na ligação, uma pessoa que teria se passado por um servidor da Justiça Federal e que, segundo a representação, seria Eduardo Appio, questionou se João era mesmo filho do desembargador e supostamente fez perguntas com tom ameaçador.

O juiz, que horas antes da decisão do TRF-4 havia criticado a operação Lava Jato em entrevista à GloboNews, agora, terá 15 dias para apresentar sua defesa. 

À Fórum, o advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, afirmou que a decisão do TRF-4 de afastar Appio mostra que "a Lava Jato ainda não acabou"

Marcelo Malucelli

Marcelo Malucelli, autor da representação que ensejou a decisão do TRF-4 conta Appio, é o desembargador que tentou impedir o depoimento de Rodrigo Tacla Duran à 13ª Vara Federal e que derrubou uma decisão da jurisdição que havia revogado ordem de prisão contra o ex-advogado da Odebrecht. 

Duran, em março, prestou depoimento a Appio, acusando o senador Sergio Moro e o ex-deputado Deltan Dallagnol de integrarem um esquema de extorsão de investigados da Lava Jato

"Genro" de Moro 

O desembargador Marcelo Malucelli é pai do advogado João Eduardo Malucelli, que integra, como sócio, a Wolff & Moro Sociedade de Advogados, escritório de advocacia de Sergio Moro e sua esposa, a deputada federal Rosângela Moro (UB-SP). 

A proximidade não para por aí. João Malucelli, filho do desembargador que mandou prender Tacla Duran e pediu o afastamento do juiz Appio, é "genro" de Moro -  ele namora a filha do ex-juiz e hoje senador com Rosângela, a jovem Júlia Wolff Moro, que tem 22 anos. 

Recentemente, Marcelo Malucelli se declarou suspeito para analisar casos da Lava Jato.