MULTADA

Carla Zambelli é condenada a multa máxima por fake news sobre urnas

Deputada do PL foi multada por Tribunal Superior Eleitoral por desinformação

Créditos: Michel Jesus/Camara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi multada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por conta de uma fake news sobre as urnas eletrônicas no ano passado.

A parlamentar recebeu a multa mais alta para desinformação, estipulada no valor de R$ 30 mil. O julgamento se refere a um vídeo publicado no canal do Youtube de Zambelli, meses antes das eleições do ano passado, em que ela afirma ter notificado as autoridades para investigar um vídeo em que supostamente pessoas estariam manipulando as urnas eletrônicas em favor do PT.

“Encontrei notória má-fé da representada, que, após nota do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, livre e conscientemente produziu e divulgou o vídeo”, afirmou Benedito Gonçalves, relator da representação contra a deputada, que também é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor-geral da Justiça Eleitoral.

Na sentença, ele justificou o valor máximo da multa porque “a gravidade das infundadas acusações à lisura do processo eleitoral, sem qualquer amparo no mundo dos fatos”.

O vídeo viralizou nas redes sociais e em apps de mensagem. A deputada compartilhou as imagens como se elas fossem reais, exigindo atitudes das autoridades.

A defesa de Zambelli afirma que "não houve sugestão de fraude, houve exclusivamente a afirmação de que, por conta da viralização daquele vídeo, a deputada pediu informações para averiguar se haveria algum tipo de ilicitude ou não”.

Na semana anterior, o mesmo tribunal já havia condenado Zambelli a pagar R$ 10 mil em outro caso de fake news. No caso, a parlamentar havia inventado mentiras sobre o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva.