Apesar da vitória de Lula nas eleições de 2022 e da boa avaliação do governo, a extrema direita segue com atuação mas forte nas redes que a esquerda. Elaborado pela FSB Pesquisa, o Índice de Performance nas Redes Sociais mostra que a maioria entre os 20 parlamentares mais influentes no meio digital é composta por bolsonaristas - apesar de alguns deputados e deputadas da base governista terem registrado avanços significativos no ranking.
Segundo o estudo, que analisou a performance de congressistas nas redes sociais entre os dias 19 e 25 de junho, a deputada mais influente neste período foi Bia Kicis (PL-DF), sendo seguida por outros 3 parlamentares bolsonaristas: Gustavo Gayer (PL-GO), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carla Zambelli (PL-SP).
A deputada de esquerda mais bem colocada no ranking dos 20 mais influentes nas redes é Gleisi Hoffmann (PT-PR), que figura na 5ª posição. Logo atrás dela, em 6º, vem o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).
O segundo parlamentar da base governista com melhor colocação é Guilherme Boulos (PSOL-SP), que aparece em 9º lugar - uma subida de 5 posições em relação a semana anterior. Logo atrás dele vem a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que ascendeu 15 colocações e figura, agora, como a 10ª parlamentar mais influente nas redes no período analisado.
Entre os deputados de esquerda, há ainda uma ascensão relevante de Lindbergh Farias (PT-RJ), que subiu 5 posições com relação à análise da semana anterior e aparece como o 12º parlamentar com mais influência nas redes sociais. Fecha a lista da base governista entre os congressistas com atuação mais relevante no meio digital o deputado André Janones (Avante-MG), que está em 19º.
Segundo a FSB, o ranking dos parlamentares mais influentes nas redes leva em consideração "o número de seguidores, o alcance, os posts, a eficiência, as interações e o engajamento registrados no Facebook, no Instagram e no Twitter durante o período da análise".
Confira o ranking da influência nas redes entre os dias 19 e 25 de junho
1.Bia Kicis - PL (DF)
2.Gustavo Gayer - PL (GO) +3
3.Eduardo Bolsonaro - PL (SP) +13
4.Carla Zambelli - PL (SP) -2
5.Gleisi Hoffmann - PT (PR) -2
6.Nikolas Ferreira - PL (MG) -2
7.Filipe Barros - PL (PR) + 3
8.Carlos Jordy - PL (RJ) -1
9.Guilherme Boulos - PSOL (SP) +5
10.Erika Hilton - PSOL (SP) +15
11.Deltan Dallagnol - PODE (PR) +4
12.Lindbergh Farias - PT (RJ) +5
13.Mario Frias - PL (SP) -1
14.Pr. Marco Feliciano - PL (SP) -8
15.Caroline De Toni - PL (SC) +4
16.Julia Zanatta - PL (SC) +24
17.André Fernandes - PL (CE) +10
18.Bibo Nunes - PL (RS) -9
19.André Janones - AVANTE (MG) -8
20.Helio Lopes - PL (RJ) -12